O terceiro ciclo do plano de reabertura gradual das atividades entra em vigor a partir desta segunda-feira (29), em Manaus. Alguns segmentos considerados como não essenciais voltam a abrir as portas para atender clientes como salão de beleza, barbearias, academias de ginásticas e parques públicos.
Pessoas do grupo de risco, que estão previstas para retornar nessa 3ª fase do plano, somente poderão voltar a trabalhar daqui a duas semana como medida de segurança.
Nesse casos, fazem parte do grupo de risco pessoas acima de 60 anos, mesmo que não tenham nenhum problema de saúde associado e pessoas de qualquer idade que tenham doenças pré-existentes, como cardiopatia, diabetes, pneumopatia, doença neurológica ou renal, imunodepressão, obesidade, asma, entre outras.
No comércio, está prevista a reabertura de lojas de artigos de caça e pesca (camping), objetos de arte, armas e munições, stands de imobiliárias, de fogos de artifícios e de aetesanatos e souvenires. (Veja abaixo):
As academias de ginásticas foram uma das que mais sofreram com o fechamento, apesar de serem consideradas atividades preventivas de saúde. Muitos estabelecimentos fecharam as portas e as que conseguiram superar a pandemia estão otimistas nessa nova fase.
“Foi um desafio muito grande para a academias, pois trabalhamos direto com o cliente e isso fez com que muitas delas, inclusive a Maxx Fit, se reinventassem e criassem alternativas como as lives pelo WhatsApp, YouTube e outros meios digitais para atender nosso público em quarentena”, diz o proprietário da Maxx Fit, Vitor Benayon, otimista com relação ao futuro.
Para o professor de Educação Física, Steeferson Pontes, da Academia Fit One, a atividade fisica é cientificamente comprovada como medicina preventiva. “Uma pessoa sedentária tem muito mais chances de ficar doente, que uma fisicamente ativa”, afirma.
Segundo ele, as academias, antes da pandemia do coronavírus, já adotavam boas práticas de higienização com a constante limpeza dos equipamentos, sempre mantendo garrafas de álcool à mão dos frequentadores.
O que continua suspenso
Continuam suspensas as aulas da rede estadual de ensino, incluindo o Cetam, a UEA e a FUnATI; a realização de eventos promovidos pelo governo estadual, incluída a programação dos equipamentos culturais públicos.
Também continuam valendo a proibição de: visitação a presídios e a centros de detenção para menores, transporte fluvial de passageiros, a visitação a pacientes internados com Covid-19, funcionamento de todas as boates, casas de shows, bares, casas de eventos e de recepções, salões de festas, inclusive privados; parques de diversão, circos e estabelecimentos similares, além do recadastramento de servidores ativos e inativos.
A retomada de funcionamento das escolas e demais unidades dos órgãos e entidades do sistema Estadual de educação ainda será objeto de regulamentação específica a ser publicada em outra data, elaborada com fundamento nas diretrizes do Ministério da Educação e do Conselho Estadual de Educação, além dos parâmetros de controle epidêmicos.