Portal Você Online

Reino Unido, EUA e Canadá acusam Rússia de tentar roubar pesquisa de vacinas contra Covid-19

As três nações acusaram hoje Moscou de pomover uma onda de ataques cibernéticos a empresas e universidades envolvidas nos estudos

O Reino Unido, os EUA e o Canadá acusaram hoje a Rússia de tentar roubar a pesquisa de vacinas contra o coronavírus sancionando ataques cibernéticos “desprezíveis” contra organizações médicas e universidades.

Os três países divulgaram uma declaração conjunta bombástica alegando que um grupo de hackers chamado APT29, também conhecido como Cozy Bear, está envolvido em uma campanha em andamento de ‘atividade maliciosa’.

Os chefes de segurança acreditam que o grupo está ‘quase certamente’ operando como parte dos Serviços de Inteligência da Rússia, com autoridades confiantes de que o Kremlin deu sinal verde para a atividade.

As três nações acreditam que o objetivo dos ataques russos é roubar propriedade intelectual para que Moscou possa desenvolver uma vacina contra o coronavírus primeiro ou pelo menos ao mesmo tempo que o Reino Unido, os EUA e o Canadá.

Pensa-se que as instituições farmacêuticas e acadêmicas foram alvo dos hackers, mas a identidade de alvos específicos não foi divulgada. É provável que a declaração provoque uma tempestade diplomática e agrave as relações já tensas entre o Reino Unido e a Rússia.

O porta-voz oficial do primeiro-ministro disse: ‘Os ataques que estão ocorrendo contra cientistas e outros que estão fazendo um trabalho vital para combater o coronavírus são desprezíveis.

‘Trabalhando com nossos aliados, chamaremos aqueles que tentarem nos prejudicar no espaço cibernético e responsabilizá-los.’ O National Cyber ​​Security Center (NCSC) detalhou hoje a atividade do grupo APT29. O NCSC concluiu que o APT29 ‘certamente opera como parte dos Serviços de Inteligência Russos’.

A avaliação da organização foi apoiada pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA, pela Agência de Segurança de Infra-estrutura de Segurança Cibernética e pela Agência de Segurança Nacional, bem como pelo Estabelecimento Canadense de Segurança de Comunicação.

O NCSC disse que a “campanha de atividades maliciosas da APT29 está em andamento” e “é predominantemente contra metas governamentais, diplomáticas, de think tank, de assistência médica e de energia para roubar valiosas propriedades intelectuais”.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *