Local é o mesmo onde foi morta a esportista britânica Emma Kelty em 2017 e que segundo investigações, apontam a tentativa de retomada do local pelos traficantes.
Policiais militares do 5°BPM (Coari) prenderam uma traficante, que não tve a identidade divulgada, e apreenderam na casa dela, armas, munições, maconha do tipo skunk e uma embarcação usada pelos ‘piratas de rio’ na comunidade Lauro Sodré, em Coari (AM), mesma localidade onde foi morta a esportista britânica Emma Kelty em 2017.
A ação da polícia faz parte da Operação Hórus, do programa Vigia do governo federal, e foi realizada após denúncia de que os traficantes procurados pela justiça, de nome Erinei –o “Alfinete” e o irmão dele, Erimar estavam com reunidos no local.
Segundo a denúncia, traficantes conhecidos apenas como “Índio”; “Bago”; Mequias”; Artur “Bera”; “Piu Piu; “Buldogue”; e “Pelado, estavam aterrorizando os moradores fazendo assaltos a mão armada e sequetros em Lauro Sodré e comunidades vizinhas, às margens do Rio Solimões.
Ainda segundo as denúncias, ostraficantes estavam usando lanchas pequenas e de médio porte para abordarem barcos de pesca e qualquer outro que descessem o rio, entre as comunidades de Camará e Lauro Sodré no município de Coari, e a Comunidades Murituba no município de Codajás.
Segundo o comandante do 5°BPM, Tenente Coronel Pedro Moreira, “é um grupo bastante violento em suas abordagens”. De acordo com ele, “o alvo geralmente é droga, mas quando não encontram roubam o que podem das vítimas, desde dinheiro e eletroeletrônicos até combustíveis e gêneros alimentícios”, informou Moreira.
Aos policiais militares, a traficante informou que seu namorado, juntamente com outros comparsas, estavam no rio em duas lanchas onde passariam o final de semana roubando barcos e passageiros e em busca de drogas. A PM acredita que eles foram avisados da operação policial e por isso conseguiram fugir da captura.
Material apreendido:

- 01 (um) bote de 05 metros na cor branco com uma listra vermelha equipado com motor yamaha 40hp;
- 11 (onze) trouxinhas de maconha do tipo skunk;
- r$ 188,00 (cento e oitenta e oito reais) em espécie;
- 01 (uma) arma de fogo, tipo pistola, marca taurus, modelo pt 940;
- 32 (trinta e duas) munições cal. 40 intactas
- 18 (dezoito) munições ponta ôca cal. 38 intactas;
- 11 (onze) munições cal. 38 ogival intactas;
- 14 (quatorze) munições ponta ôca cal. 380 intactas;
- 04 (quatro) munições ogival cal. 380 intactas;
- 08 (oito) munições cal. 25 em 02 (dois) carregadores;
- 24 (vinte e quatro) cartuchos cal. 12 intactos;
- 04 (quatro) cartuchos cal. 20 intactos;
- 03 (três) minutos calibre 16 intactos;
- 04 (quatro) celulares;
- 01 tv 40 polegadas;
- 03 (três) tanques de combustível;
- 01 (um) motor gerador;
- 01 ( um) binóculos;
- 02 (duas) tocas preta e 01 (uma) balaclava;
- 01 (uma) caixa de som;
- 02 (dois) botijões;
- roupas camufladas
A PM pede que a população denuncie “bocas de fumo” e locais usados pelos criminosos pelo Linha Direta (97) 99182-4473 ou pelo 190. Não é preciso se identificar.