Efetivo da Força Nacional chega partir de 3 de agosto será voltado para ações de combate ao crime organizado, ao narcotráfico e aos crimes ambientais na região da calha do Rio Negro e Solimões.
O governo federal autorizou o uso da Força Nacional de Segurança no Amazonas por 30 dias, a partir de 3 de agosto, para ações de combate ao crime organizado, ao narcotráfico e aos crimes ambientais na região da calha do Rio Negro e Solimões.
A portaria foi publicada no “Diário Oficial da União” desta quinta-feira (23) e é assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça. Segundo o texto, o uso da Força Nacional é voltado para a 1ª Edição da Operação Arpão I (Médio Solimões) – cuja base montada faz parte da Operação Hórus, do programa Vigia do governo federal com menção ao centro de inteligência de segurança instalado pelo governo do estado na região conhecida como “corredor do tráfico” no Amazonas, na altura da cidade de Coari, no médio Solimões.
Todas as embarcações que passarão pelo rio Solimões serão obrigadas a parar nesta base que ficará, entre Coari e Tefé para fiscalização.
Sistema integra polícias de cidades na rota do tráfico AM – Recentemente foi implantado um Sistema de Radiocomunicação Digital Trocalizado (SRDT) em sete cidades do Amazonas – consideradas como rotas do tráfico, às margens do Rio Solimões em torres da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) que proporcionará a comunicação e interoperabilidade entre os miliatares, policiais civis e agentes de segurança que atuarão na Operação. https://portalvoce.com/sistema-vai-integrar-policias-em-sete-cidades-na-rota-do-trafico-no-amazonas/
No mês de fevereiro, o governador Wilson Lima, entregou mais de R$ 3,5 milhões em equipamentos para as forças de segurança pública do Amazonas. Lanchas blindadas, micro-ônibus e carros fazem parte do pacote de 140 novos itens que serão destinados a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Integrado de Ensino e Segurança Pública (IESP). https://portalvoce.com/wilson-lima-entrega-r-35-milhoes-em-equipamentos-de-seguranca-para-combate-ao-trafico-de-drogas/
O programa “Vigia” – trabalha com três eixos: capacitação, aquisição de equipamentos tecnológicos e operações buscando a integração das instituições que trabalham com segurança das fronteiras: Ministério da Justiça, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Civil e Militar estaduais, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Receita Federal e as forças armadas.
Não foi informado qual é o efetivo que será usado no estado. O prazo da permanência da Força Nacional poderá ser estendido caso seja solicitado.