Portal Você Online

Celulares do Brasil ganham alerta de contágio de Covid-19

Usuário receberá aviso caso tenha estado próximo com pessoa que testou positivo para a doença. 

smartphone

O Ministério da Saúde informou nesta tarde que os celulares do Brasil terão acesso a uma tecnologia que alerta para o contágio por Covid-19. A novidade é fruto de uma inédita parceria com a Apple e com o Google, gigantes do setor que desenvolveram uma forma para que os usuários fiquem cientes se tiverem contato com pessoas que testaram positivo para a doença.

Os alertas serão emitidos por meio do aplicativo gratuito Coronavírus SUS. É necessário tê-lo instalado no smartphone. A função começa a valer hoje mesmo para celulares com sistema Android.

A pasta explicou que uma atualização para iPhone (iOS) será liberada “nos próximos dias”. Cerca de 10 milhões de pessoas já têm acesso ao app oficial do governo.

Para se cadastrar como doente, o usuário deve validar o exame com o diagnóstico positivo. Segundo o boletim do ministério, “a técnica será uma parte essencial da transição para a vida cotidiana e, ao mesmo tempo, gerencia o risco de novos surtos.”

Em nota, o ministério declarou que a técnica de rastreamento de casos positivos da Covid-19 “será um fator essencial da transição da população para a vida cotidiana e, ao mesmo tempo, auxilia a gerenciar o risco de novos surtos”.

Como funciona – Nos últimos anos se popularizou o chip de Bluetooth no celular. Ele realiza comunicação sem fio com aparelhos ao redor. É por meio dele que um smartphone percebe a presença de outro.

A tecnologia desenvolvida por Apple e Google faz esta varredura e guarda o registro de todos os demais smartphones que estiveram a um raio de 1,5 a 2 metros e pelo período de 5 minutos.

O Sistema de Notificações de Exposição não guarda nomes ou números de telefone. Ele atribui uma identificação aleatória para os aparelhos.

Quando um usuário testa positivo, o sistema leva em consideração aquela identificação aleatória para alertar todos os demais smartphones que a têm salva na memória.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *