Secretaria de Educação vai entregar máscaras de pano aos estudantes durante a primeira semana de aula

As aulas presenciais do Ensino Médio da rede pública estadual retornam nesta segunda-feira (10) com os estudantes amazonenses redobrando os cuidados na prevenção ao coronavírus com o uso obrigatório de máscara, além do cumprimento de todo um protocolo de segurança antes de entrar na sala de aula.
Durante a semana, a Secretaria de Educação distribuirá duas máscaras de pano para alunos que estudam em um turno e quatro para os que estudam em tempo integral.
Além do uso da máscara obrigatória, os estudantes seguirão um ritual de procedimentos ao chegarem em suas escolas: lavar as mãos com água e sabão nas pias instaladas na entrada das unidades escolares, secar as mãos, utilizar os cotovelos para fechar a torneira e acionar os dispensador de papel toalha.
Após higienizar as mãos, o aluno entrará na escola, onde vai higienizar os sapatos em um tapete de descontaminação. Os estudantes, então, passarão por um totem com álcool em gel, para reforçar a higienização das mãos e entrar na sala de aula.

Temperatura – Durante o retorno às aulas presenciais, os alunos terão sua temperatura aferida e os que registrarem acima de 37,5º C deverão aguardar, repetir e medição e, caso ainda siga alta, serão encaminhados por um funcionário para aplicação do protocolo de segurança, que consiste em isolar o aluno dos demais e acionar os pais e ou responsáveis.
Nas salas de aula, os estudantes vão usar as carteiras sinalizadas, que já estão com distância de 1,5m umas das outras. O protocolo de distanciamento é obrigatório em todas as dependências da escola, inclusive banheiros.
Merenda – Durante o intervalo, os estudantes devem higienizar as mãos, novamente, com água e sabão ou aplicar álcool em gel e pegar seu alimento. As mesas devem ser ocupadas somente nos assentos sinalizados.
A máscara usada antes do lanche deve ser guardada em um saco plástico e a outra máscara será usada quando a merenda acabar e o aluno ou aluna voltar para a sala de aula.
Os funcionários e voluntários estarão auxiliando os estudantes em todas as movimentações dentro da escola. É necessário que os alunos sejam conscientes e sigam as orientações para o retorno seja seguro a todos.