
O governador Wilson Lima lançou, nesta terça-feira (11), o programa “Rocam Motos”. Ele entregou 60 motocicletas para o novo grupamento da Polícia Militar, que vai atuar no patrulhamento em áreas de difícil acesso em Manaus.
O programa será implantado em áreas da capital com índices elevados de criminalidade, além de bairros com intensa atividade comercial, como Centro, Vieiralves e Manôa, intensificando o trabalho das forças de segurança no combate aos roubos e furtos a lojas e estabelecimentos.
A nova modalidade de policiamento dará mais rapidez no atendimento de ocorrências, principalmente nas áreas comerciais da cidade.
“O que nós estamos entregando hoje é um batalhão preparado de 120 homens, que vão atuar naqueles locais de difícil acesso, sobretudo nas áreas de movimento comercial, para que possam entrar com as motos nas vielas, para que possam transitar no trânsito caótico, para que possam ter maior mobilidade e dar a resposta que o cidadão tanto precisa”, afirmou o governador.

Trabalho integrado – O efetivo do “Rocam Motos” vem passando por qualificação há cerca de um ano. O novo programa de segurança pública será implantado por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que adquiriu 60 motocicletas do tipo V Strom 650 cilindradas, além de rádios e fardamentos diferenciados.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte, explicou que o grupamento atuará, inicialmente, nas zonas Sul e Centro-Sul de Manaus, com possibilidade de expansão para outras zonas da capital. As equipes serão compostas por três motocicletas e quatro policiais, sendo um deles garupa, e trabalharão de forma integrada.
Investimentos – Wilson Lima também anunciou investimentos na implantação de um sistema de monitoramento no município de Itacoatiara, que será interligado ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), em Manaus.