Policiais da Base Fluvial Arpão prenderam quatro suspeitos transportando 27 kg de maconha, avaliada em mais de R$ 400 mil, no porto de Coari (363 km de Manaus), na manhã desta terça-feira (18). Na segunda-feira (17), outros 20 kg de drogas foram apreendidos na base.
Em mais uma operação no porto da cidade, os policiais da Arpão deram uma blitz no Expresso Ajato 2000 e encontraram as bagagens com 27 tabletes de maconha tipo skunk, pesando 1kg cada.
As bagagens perteciam a três mulheres, com idades entre 21 e 25 anos, e um homem, de 22 anos. Ao serem questionados sobre a droga, eles afirmaram que vieram do município de Tefé com destino a Manaus, onde receberiam R$ 5 mil pelo transporte da droga. Além da maconha, três celulares foram apreendidos.
Os quatro suspeitos foram presos por tráfico. O homem já tinha passagem pela polícia pelo mesmo crime. Todos foram çevados para a Delegacia de Polícia Civil da Base Arpão, onde foram autuados.
A Base Arpão reúne agentes das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Força Nacional, Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O trabalho de combate ao tráfico de drogas, crimes ambientais e ao ataque de piratas aos barcos no Rio Solimões é realizado pela “Operação Hórus”, que faz parte do Programa Nacional de Segurança de Fronteiras e Divisas (Vigia), do Ministério da Justiça.
Denúncias podem ser feitas pelo número 181, o disque-denúncia da SSP, ou para as equipes da Base Arpão por meio do WhatsApp (092) 98435-6203.