
Nesta terça-feira, 25 de agosto, o Brasil atingiu a menor taxa de mortes pela Covid-19 desde o dia 2 de junho. A média móvel – indicador que leva em conta a média de registros dos últimos sete dias – ficou em 956, pouco superior à de 955,3, registrada há mais de dois meses.
A “média móvel de 7 dias” faz uma média entre o número de mortes do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o “ruído” causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.
Dez estados apresentam tendência de queda nos óbitos causados pela pandemia: Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.
Cinco unidades federativas apresentam tendência de alta: Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Tocantins.
Ao todo, o Brasil tem 3.035.422 casos confirmados e 101.049 mortes durante toda a pandemia. Do total de registros, a estimativa é que 26,9% ainda estejam em acompanhamento. Outros 69,8% estão recuperados da doença, segundo dados do Ministério da Saúde.


