
Grêmio e Fortaleza empataram por 1 a 1 na tarde deste domingo, na Arena, em Porto Alegre, em jogo pela 10ª rodada do Brasileirão. O time cearense saiu na frente no primeiro tempo, com gol de Osvaldo, mas o tricolor gaúcho empatou na segunda etapa, com Diego Souza, de pênalti. As duas equipes tiveram altos e baixos na partida e fizaram um jogo movimentado.
Com o empate, os dois times seguem no meio da tabela do Brasileirão, ambos com 12 pontos. O Fortaleza tem três vitórias e leva vantagem nos critérios de desempate. É o nono colocado, uma posição à frente do Grêmio, em 10º.
Agora o Grêmio dá um tempo no Brasileirão e se volta para a Libertadores, que será retomada na próxima semana. O time gaúcho enfrenta a Universidad Católica, no Chile, às 21h30 (de Brasília) de quarta-feira, dia 16. Já o Fortaleza tem a semana cheia para treinamentos antes de enfrentar o Inter, às 19h de sábado (19), no Castelão. O time gaúcho volta a jogar pelo Nacional no domingo (20), contra o Palmeiras, novamente em Porto Alegre.
O Fortaleza chegou ao seu gol com uma boa dose de sorte – ou com a colaboração de Vanderlei, dependendo do ponto de vista. Aos 16 minutos do primeiro tempo, Osvaldo cruzou fechado na área e David subiu para tentar o cabeceio em meio aos defensores gremistas. Mas ninguém tocou na bola, ela quicou no gramado e entrou direto no gol de Vanderlei, que ficou batido no lance.
O gol de empate do Grêmio saiu logo no início do segundo tempo. Quintero derrubou Everton dentro da área, e o árbitro Igor Junio Benevenuto marcou pênalti. Diego Souza cobrou e Felipe Alves defendeu, mas Luiz Fernando aproveitou o rebote e quase entrou com bola e tudo. Com o auxílio do VAR, a arbitragem viu invasão dos jogadores dos dois times e mandou repetir a cobrança. Na segunda chance, Diego Souza cobrou com força e, desta vez, converteu.


