
Dois eventos irregulares que juntos reuniam um público estimado em sete mil pessoas foram fechados, na noite deste domingo (20) em Manaus, pelas equipes da Central Integrada de Fiscalização (CIF).
A fiscalização foi acionada por meio de denúncua anônima e foi até o local. O primeiro lugar foi a Associação dos Servidores do Incra (Assincra), no bairro Aleixo, na Zona Centro-Sul da cidade. Depois foi até o Clube dos Empregados da Petrobras, no Distrito Industrial, na Zona Leste.
A CIF é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e é formada por equipes do governo do Estado, da Prefeitura de Manaus que contam com o apoio Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM).
Aiscalização vistoriando bares, estabelecimentos e eventos para verificar aglomerações e o cumprimento das medidas de prevenção ao Covid-19 decretadas pelo Governo do Amazonas.
O forró, que estava sendo realizado no Clube da Petrobras, tinha cerca de quatro mil pessoas, e estava ocorrendo desde a tarde deste domingo, conforme fotografias recebidas pelas equipes de fiscalização.
No clube da Assincra, a festa era um baile funk, com cerca de três mil pessoas. Ambos os eventos foram fechados por aglomeração e não apresentaram, no momento da fiscalização, a licença sanitária.
Os realizadores do evento foram identificados pelas equipes da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e da Visa Manaus para apresentar esclarecimentos.
A operação deste domingo ainda está em curso. Entre a sexta-feira e o sábado, a CIF vistoriou 42 estabelecimentos na capital amazonense.