
O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) condenou na tarde desta terça-feira (29) a ideia do prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), de fechar totalmente a cidade por 15 dias para conter o avanço do coronavírus com base na declaração de um pesquisador da Fiocruz.
“Ô cara, esse tipo de política acabou. Eu falei lá embaixo que tava errada essa política. Tá tudo dando certo o que eu falei. Não tenho bola de cristal não. Um pouco de raciocínio, um pouco de estudo e coragem para decidir”, disse o presidente num vídeo gravado quando chegava no Palácio do Alvorada.
Bolsonaro diz ainda que ser presidente, governador ou prefeito não é sentar na cadeira e esperar a banda passar. “Tem que tomar decisões nos momentos difíceis”, afirmou o presidente no final do vídeo.
Números da Covid-19
De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, o estado registra estabilidade nesse momento com uma média semanal de 40 mortes por coronavírus.
A FVS-AM diz que houve um aumento de 12% na ocupação de leitos de Covid nas unidades de saúde nas últimas duas semana após o feriadão de 7 de Setembro.
O governador Wilson Lima decretou o fechamento de bares, clubes, chácaras e sítios que promoviam raves e funk, além de praias, flutuantes e balneários públicos, na última sexa-feira. O governador descarta o fechamento da capital do estado e disse que “essa possbilidade não passa pela cabeça dele’.
O ultimo boletim epidemiológico da FVS-AM registrou ontem (28), 4 mortes e 292 novos casos do vírus no estado nas últimas 24h – um dos óbitos foi confirmado por meio de exame laboratorial somente ontem. No domingo, segundo dados da Prefeitura de Manaus, foram realizados 25 sepultamentos, dentro da média diária de 35 enterros na cidade.
Assista a declaração do presidente Bolsonaro no vídeo abaixo:


