De acordo com informações do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Brasil atingiu, nesta sexta-feira (20), a marca de 6.020.164 casos confirmados de Covid-19.
Nas últimas 24h, foram registrados mais 38.397 diagnósticos. Até o momento, o país conta 168.613 mortes e observa uma tendência de crescimento no número diário de pacientes infectados pelo coronavírus.
Nesta sexta-feira, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) publicou uma carta aberta para alertar as autoridades políticas sobre a gravidade da situação sanitária no país. O objetivo do documento é pressionar o governo a tomar medidas para conter o aumento no número de casos e óbitos.
“A epidemia de Covid-19 se alastrou por todo o território nacional e o quadro verificado hoje pode em pouco tempo levar a uma situação pior do já vivemos até aqui: o epicentro pode ser o país inteiro”, diz a nota.
A entidade chama a atenção ainda para o aumento da taxa de ocupação em vários hospitais públicos e privados, indicando que o sistema de saúde pode “entrar em colapso rapidamente”.