
Encerrando a sua primeira agenda oficial, o prefeito eleito de Manaus, David Almeida (Avante), e o vice, Marcos Rotta (Democratas), se encontraram com o governador do Amazonas, Wilson Lima, na sede do governo, na tarde desta quarta-feira (9).
O encontro teve a participação de integrantes da comissão de transição e da equipe técnica do governo. Após a reunião, Lima, Almeida e Rotta anunciaram uma primeira parceria para a vacinação contra a Covid-19.
“Esperamos fazer a construção de pautas comuns para o município de Manaus. Entre as áreas que definimos o trabalho de parceria está a de saúde que está sendo muito demandada por causa da Covid-19”, informou o governador.
Lima antecipou que a vacinação em massa contra a Covid-19 será realizada pela rede básica da Prefeitura de Manaus. Mas que terá o apoio do Estado na área de logística para a conservação e distribuição das doses do imunizante, a partir do fim de fevereiro, início de março.
“É importante que haja essa preparação porque, quem efetivamente na prática vai fazer a aplicação dessa vacina, é a Prefeitura”, disse ele.
Ontem, Lima teve uma reunião por videoconferência com o ministro da Saúde, Edardo Pazuello, e governadores. Na ocasião, ficou definido que a vacina será distribuída pelo programa nacional de imunização para todos os estados e de forma gratuita.
“Primeiro será para os profissionais de saúde e depois idosos. Nós temos que nos preparar para fazer a logística de distribuição para a prefeitura e o interior do estado”, explicou.
Segurança e transporte
O governador e o prefeito eleito também falaram sobre obras do sistema viário realizadas pelo Estado em Manaus, como a do rodoanel sul, no Santa Etelvina, na Zona Norte de Manaus, ligando aquela região ao Distrito Industrial.
“Hoje é um dia muito importante em que eu recebo o prefeito eleito, que se coloca à disposição para que a gente possa fazer um trabalho em parceria. Trabalhando junto nós vamos chegar mais longe, remando juntos na mesma direção a gente vai conseguir atingir os nossos objetivos com mais rapidez”, afirmou o governador destacando que prefeito poderá contar sempre com a ajuda do Estado no que for necessário.
David Almeida agradeceu e adiantou que a saúde será uma prioridade na sua gestão. Disse que vai focar nas unidades básicas (UBS) que fazem o primeiro atendimento à população com a construção de novos postos.
“Manaus agradece governador. Vamos construir seis UBS nível 3, fazer um parque de imagem que possivelmente possamos zerar os exames e implementar as cirurgias eletivas”, revelou o novo prefeito de Manaus.
Ele afirmou ainda que obteve sinalizações positivas do governador. Falou de segurança pública – um convênio com a PM para regulamentar o projeto “Bico Legal”, onde policiais militares possam trabalhar com a Guarda Municipal.
“Também tratamos de uma isenção do óleo diesel para o transporte coletivo e dos impostos com o IPVA. E obtivemos todas as respostas positivas”, finalizou Almeida.