
O Museu da Cidade, no Paço da Liberdade, no Centro, está aberto à visitação pública a partir desta segunda-feira (21), somente com agendamento e obedecendo aos novos protocolos de segurança de prevenção a Covid-19.
A reabertura foi realizada pelo prefeito Arthur Virgílio. Ele anunciou que está propondo à Câmara Municipal de Manaus (CMM) que o Museu da Cidade passe a se chamar Óscar Ramos. Na ocasião, Virgílio também informou que o Parque Municipal do Mindu também será reaberto para visitação agendada.
Arthur disse que está encaminhando propota à CMM para dar o nome de Óscar Ramos ao museu. “Acho uma homenagem justa e não creio que alguém vai se opor”, afirmou.
O museu funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, com entrada gratuita, e as visitas devem ser agendadas previamente pelo e-mail museu.manaus@gmail.com.
As visitas terão duração de até uma hora, e acontecerão sempre nos horários de 9h, 10h, 11h, 12h, 13h e 14h, com entradas espaçadas e visitas limitadas a dez pessoas por horário, com uso obrigatório de máscaras e respeitando o distanciamento social.
Para agendar sua visita, basta informar no e-mail nome completo, documento de identificação oficial (RG, CPF ou passaporte), telefone para contato, data e horário desejados e a quantidade de pessoas do grupo que fará a visita. A confirmação do pedido será feita por e-mail pela equipe do museu, em até 24 horas úteis.
Protocolos
Durante a visita, entre os protocolos estão a obrigatoriedade do uso de máscara da maneira correta e o distanciamento social entre os visitantes. Além disso, totens de álcool em gel também estarão estrategicamente posicionados em pontos do museu para uso dos visitantes.
A fim de garantir a segurança do público, os equipamentos de interação tecnológica de algumas salas estarão desligados para uso. Guarda-volumes e bebedouros também estarão desativados. Além disso, a visita agora será guiada, seguindo uma determinada rota pelo espaço.
Museu da Cidade
Localizado no coração do Centro histórico, o Museu da Cidade de Manaus foi entregue pelo prefeito Arthur Virgílio Neto à população em outubro de 2018, sem custos para a gestão, uma vez que a obra foi realizada por meio da Lei Rouanet. Em seu primeiro ano de atividades, mais de 74 mil pessoas visitaram o local.
O museu conta com a exposição tecnológica permanente “A Cidade de Manaus: História, Gente e Cultura”, com curadoria assinada pelo produtor e diretor artístico Marcello Dantas. Em oito salas, a história da cidade e a identidade do povo manauara são exploradas e contadas por meio de textos, sons e imagens.
O Museu da Cidade está situado no Paço da Liberdade, na rua Gabriel Salgado, Centro, em frente à praça Dom Pedro II.
Centro Cultural Óscar Ramos
Além do Museu da Cidade, o Centro Cultural Óscar Ramos também reabre as portas a partir desta segunda-feira, 21. O local funcionará de segunda a sexta-feira, de 9h às 12h e de 13h às 15h, com entrada gratuita.
Por conta do fluxo menor de visitantes, o agendamento não será obrigatório, mas será permitida a permanência de apenas cinco visitantes, simultaneamente, no local. Os protocolos como uso de máscara e distanciamento social também deverão ser respeitados pelo público.
O Centro Cultural Óscar Ramos está situado nas casas 69 e 77, na rua Bernardo Ramos, Centro. O espaço abriga o acervo do artista visual amazonense Óscar Ramos, morto em 2019, e considerado um dos principais nomes da arte e cultura contemporânea no país.


