Portal Você Online

RJ vai ter ‘carnaval fora de época’ todos os anos em julho

O Rio de Janeiro vai ganhar um segundo Carnaval em julho. E não é uma medida apenas para 2021, por causa da pandemia de Covid-19.

É o “CarnaRio – Carnaval fora de época”, um projeto do deputado estadual Dionísio Lins (PP), aprovado na Alerj e sancionado pelo governador interino Cláudio Castro (PSC). A novidade já está no Diário Oficial do governo do estado, publicado nesta terça-feira (13), que determinou a inclusão do evento no calendário oficial fluminense. 

A justificativa do projeto é estimular o turismo no período de férias escolares e acadêmicas. O CarnaRio vai acontecer sempre na segunda quinzena de julho.

Esse projeto, que agora se torna lei, não tem qualquer relação com a mudança do carnaval o Rio, que tem seus desfiles previstos para o período entre os dias 9 e 17 de julho, incluindo aí o sábado das campeãs. 

O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Castanheira, responsável pela organização dos desfiles do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro, disse que a entidade foi surpreendida com a sanção do projeto. 

“Nós nem sabíamos que tinha esse projeto, que agora se torna lei. Isso não tem nada a ver com o desfile do carnaval de 2021, que já tinha passado para julho. Mas ainda vamos sentar para conversar com o governo do estado, com o autor do projeto, para ver como isso (a participação das escolas de samba) pode acontecer nos próximos anos”, explica Castanheira. 

A lei prevê a participação das ligas, agremiações e blocos carnavalescos, além da secretaria estadual de Cultura no evento. 

No fim de dezembro, o carnavalesco da Mangueira, Leandro Vieira, anunciou que o enredo da verde e rosa será “Angenor, José e Laurindo”, uma homenagem a três baluartes da agremiação e da história do carnaval: o compositor Cartola, o intérprete Jamelão e o mestre-sala Delegado.

Com isso, já estão definidos os enredos das 12 escolas que vão passar pela Marquês de Sapucaí no grupo especial, caso haja vacinação até julho.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *