O nadador amazonense, Vitor Fernando de Souza Gadelha, de 23 anos, fez nesta quarta-feira (20) o melhor tempo da Maratona Aquática da Ilha Grande no Rio de Janeiro, ao vencer o percurso de 48 km em 17h01, na Ilha Grande, no Rio de Janeiro.
Ultramarotonista, ele já fez do Leme ao Pontal no Rio (35 Km), concluiu o trecho entre a ilha de Capri a Nápolis (36 Km), na Itália, a prova 14 Bis (24 Km), o Amazonas Challenger (30 Km) – prova da Praia do Açutuba a Praia da Ponta Negra, em Manaus (AM), e da Praia do Tupé a Ponta Negra, de 30 km, no Rio Negro.
A prova é criação da Associação Bisa, um desafio que o nadador se candidata e disputa percursos de 16, 37, 48 e 85 km. O atleta se inscreve e manda um currículo para ser aprovado e disputar o desafio num prazo de cinco dias devido as condições do tempo ideais.

A largada foi 00:13 (horário de Brasília) na Praia do Aroeira e a chegada na Praia do Longa. O evento se tornou uma competição internacional com a participação de nadadores de vários países.

Ao concluir a prova, Vitor Gadelha, que é estudante de engenharia da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), dedicou sua marca aos amazonense.


