Portal Você Online

Vacinação contra Covid-19 é suspensa por 24h em Manaus após denúncia de ‘fura-filas’

A previsão é que a campanha de imunização serja retomada nesta sexta-feira

Prefeitura muda plano de vacinação contra Covid-19 em Manaus | Coronavírus  | A Crítica | Amazônia - Amazonas - Manaus

A vacinação contra a Covid-19 em Manaus foi suspensa, na madrugada desta quinta-feira (21), após denúncias de profissionais e pessoas de famílias influentes locais terem furado a fila de prioridades para serem imunizados em postos de vacinação da capital amazonense.

“Bom dia, Servidores estatutários e terceirizados do HPSCZO (Hospital e Pronto Socorro da Criança da Zona Oeste, na Avenida Brasil, na Compensa) Fomos informados pela SES-AM pela SUSPENSÃO TEMPORÁRIA da vacinação nesta quinta feira (dia 21/01) aonde haverá uma reunião com os órgãos competentes para definição ( instituições a serem administradas , categorias e planejamento). Plantonistas noturno (20) favor nao aguardarem , não haverá vacinação hoje. Assim que tivermos informações concretas da SES – AM sobre o retorno da vacinação , avisaremos aos senhores”, informa um comunicado da Prefeitura de Manaus distribuído para postos de saúde de Manaus.

Segundo o município, o objetivo é discutir os critérios que definirão quais profissionais de saúde e de quais unidades têm prioridade para receber as primeiras doses. Apenas profissionais que atuam no Samu seguem recebendo o imunizante.

Ontem (20), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) solicitou que as secretarias de Saúde do Amazonas informem a lista com o nome dos vacinados e quais procedimentos de controle foram estabelecidos para diminuir o risco de imunizar pessoas que não estejam no grupo prioritário da primeira fase da vacinação. Especificamente à Secretaria de Manaus.

O motivo foi a exposição pelas redes sociais da imagens de pessoas, que não estariam na lista de grupos prioritários do programa de vacinação, furando a fila recebendo o imunizante. A denúncias envolvem pessoas recém empossadas no Diario Oficial do Município (DOM) e que não fazem parte dos profissionais da linha de frente no combate a pandemia.

Após a definição dos critérios, as unidades de saúde deverão enviar a lista nominal dos profissionais, com o setor em que cada um trabalha, para a Secretaria da Saúde de Manaus reprogramar a vacinação. A previsão é que os trabalhos sejam retomados na sexta-feira (22).

A suspensão da campanha foi definida pelas secretarias de saúde de Manaus e do Amazonas, após uma reunião na noite de quarta-feira (20) com órgãos de controle do estado: Ministério Público Estadual, do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública Estadual, da Defensoria Pública da União e do Ministério Público do Trabalho.

A secretária municipal da Saúde, Shádia Fraxe, afirmou a prefeitura organizou 50 equipes de vacinação, com 200 profissionais, porém a definição de locais e de quem deve ser vacinado é de responsabilidade do governo do estado.

Já a Secretaria de Saúde do Amazonas informou que a responsabilidade pela campanha é das prefeituras e que não era responsável pela definição das pessoas que receberão as doses, apenas entregava o imunizante aos municípios.

De acordo com a prefeitura de Manaus, nos primeiros dois dias de vacinação na capital, 1.140 profissionais de saúde receberam a primeira dose da CoronaVac. A Prefeitura recebeu, para esta primeira etapa da campanha, um total de 40.072 doses de vacina.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *