Portal Você Online

Governadores propõem que Amazonas receba mais vacinas; 300 mil doses

Vinte e dois governadores entregaram ao ministro Eduardo Pazuello proposta para que o estado fique com 5% do total de 6 milhões de imunizantes que serão distribuidos no país da Oxford e CoronaVac

A situação crítica da pandemia do coronavírus no Amazonas pode levar o
estado a receber mais doses de vacinas de que os outros estados na próxima semana, após a chegada, nesta sexta-feira (22), de 2 milhões do imunizante da Oxford/AstraZeneca da Índia, e a aprovação emergencial de mais 4,5 milhões da CoronaVac do Butantan pela Anvisa.

Vinte e dois governadores, liderados pelo do Piauí, Wellington Dias,
entregaram proposta hoje de manhã ao ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo, sugerindo repassar 5% das primeiras doses do total de 6,5 milhões para oAmazonas. O ministro aprovou a decisão e vai levá-la ao presidente Jair Bolsonaro.

Os representantes do Executivo estadual estiveram reunidos no Fórum Nacional de Governadores, na noite de ontem (21). Na divisão das primeiras 6 milhões de doses da vacina CoronaVac, o Amazonas recebeu 282 mil doses da vacina, o que corresponde a 4,7% do total.

Com esse acordo, o estado pode receber agora 300 mil doses das 6 milhões
previstas para os próximos dias. Essa é a soma das primeiras doses da AstraZeneca (2 milhões), a caminho do país, e das doses prontas da CoronaVac (4 milhões), que dependem de liberação do Butantan nesta sexta-feira.

O Amazonas receberia 18 mil doses a mais do que anteriormente.O restante das doses seria distribuído proporcionalmente, de acordo com a população de cada estado. Não houve oposição.

Wellington Dias disse que se tratava de uma “questão humanitária”
diante da crise no Amazonas. O governador do Amazonas, Wilson Lima, agradeceu. Disse que a situação é muito preocupante e que irá atingir outros estados.

Já Helder Barbalho, ao concordar com a proposta, pediu que algumas cidades do Pará também recebam mais doses. Ele reforçou que, na divisa do estado com o Amazonas, também sofre com o avanço da doença.

Prestação de contas – Na última quarta-feira (20), o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) exigiu que Prefeitura e Governo apresentassem documentos e o plano de vacinação executado desde o início da campanha. O prazo da entrega terminava ontem (21), mas a Semsa pediu que ele fosse estendido até a próxima segunda-feira (25).

Na tarde de ontem, a equipe técnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Ministério Público Estadual (MP-AM), Ministério Público Federal (MPF), da Defensoria Pública Estadual (DPE-AM), Defensoria Pública da União (DPU) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) critérios baseados em nível de exposição ao vírus e ambientes em que atuam os profissionais. https://portalvoce.com/tce-quer-lista-nominal-de-vacinacao-do-estado-e-da-prefeitura-de-manaus/

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *