
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta sexta-feira, 22, o uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses da CoronaVac.
O pedido foi feito pelo Instituto Butantan na segunda-feira (18). No domingo (17), o órgão liberou as primeiras 6 milhões de doses do imunizante que chegaram da China prontas para aplicação.
A imunização foi iniciada no Brasil no domingo, 17, pelo governo de São Paulo, pouco depois da autorização da Anvisa. Até o início da tarde de hoje, 81.982 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 no estado, segundo dados da Secretaria de Saúde estadual.
“Ressalvadas algumas incertezas ainda existentes pelo estágio de desenvolvimento da vacina em apreço, os benefícios conhecidos e potenciais da vacina superam os riscos. Entretanto, a vacina CoronaVac, fabricada pela Sinovac/Butantan, atende aos critérios necessários de qualidade, segurança e eficácia para o uso emergencial”, disse a relatora do pedido, Meiruze Sousa Freitas.
A autorização da Anvisa é fundamental para o prosseguimento da campanha nacional de imunização. Nesta quinta-feira (21), o governo da Índia autorizou a exportação de 2 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca.