Um trecho do gasoduto Brasil-Bolívia explodiu na manhã deste sábado (30), no município de Nossa Senhora do Livramento (40 km de Cuiabá), causando pânico nos moradores. Segundo relatos, foi avistado fogo no local, mas não há confirmação de pessoas feridas.
Moradores pensaram que a explosão fosse da queda de um avião. Algumas pessoas sentiram o abalo a 10 km de distância de onde estourou a tubulação de gás.
O comandante do Corpo de Bombeiros responsável por atender a ocorrência descartou a possibilidade de que a tubulação tenha sido perfurada por “força externa”, ou seja, provocada por uma ação humanda.
Em coletiva de imprensa, ainda na manhã deste sábado, ele informou que não há indícios de que homens trabalhavam próximo ao local da explosão quando o acidente aconteceu. Ele afirmou que, em razão da profundidade da tubulação, não seria possível que a ação humana tivesse provocado o vazamento de gás.
Segundo o site Leiagora, duas moradoras informaram que se tratava do Gasoduto Brasil-Bolívia, em um trecho localizado dentro da fazenda Bom Jardim, a 1,5 km da entrada do município, sentido Cáceres (212 km de Cuiabá).
A proprietária da fazenda, Leide Lucia de Almeida Ferreira, informou que parte do local foi isolado pelo Corpo de Bombeiros, acionado pelos moradores da região.
Também houve diversos chamados para a Polícia Militar, por volta das 9h40, dando conta, inclusive, de fogo. Houve, ainda, quem temesse desmaiar em razão do gás.
Segundo a proprietária, alguns dos funcionários teriam ficado feridos, mas o estado de saúde não foi confirmado, em razão da falta de comunicação com quem está no local.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em razão da explosão, o trecho da BR-070 próximo ao KM 545 precisou ser interditado nos dois sentidos da via.


