Para atigir a primeira etapa de vacinação ainda faltam cerca de 5 mil pessoas acima dos 70 anos e 1,9 mil trabalhadores da área de saúde

Agentes de saúde da Prefeitura de Manaus estão indo de casa em casa em busca de idosos acima de 70 anos que ainda não foram vacinados. O município estima em torno de 5 mil pessoas nessa faixa etária que ainda faltam pra completar os 90% previsto nessa primeira fase da campanha. Até o momento, 83% já foram imunizados, segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).
A meta é vacinar 62.984 idosos de 70 anos ou mais – 58,1 mil já receberam a primeira dose. Mas tem ainda os trabalhadores das redes pública e privada, que hoje ainda faltam 1.963 para finalizar a vacinação. Desses profissionais, 55.049 já receberam a imunização.
Neste sábado (20) pela manhã, equipes do Distrito de Saúde Sul (Disa) saíram atrás dos faltosos pelas ruas do Morro da Liberdade, bairro da Zona Sul da cidade. A operação tenta acelerar a campanha para dar início a segunda etapa, prevista para começar nos próximos dias.

“Estamos bem perto de alcançar a meta de 90% desses grupos, conforme estabelece o Ministério da Saúde. Tanto que o nosso desempenho tem mantido o Amazonas em primeiro lugar no ranking nacional de vacinação”, afirmou o prefeito David Almeida.
Vacinação em domicílio
A dona de casa Maria Auxiliadora Mota de Souza, de 76 anos, foi a primeira a ser vacinada neste sábado. “É muito maravilhoso poder tomar a vacina aqui mesmo, no bairro onde moro. Estou me sentindo muito bem e mais tranquila. Espero que daqui para frente Deus me ajude e corra tudo bem”, disse ela após a aplicação da primeira dose da vacina de Oxford/AstraZeneca.
O trabalho na região vai continuar. Na segunda-feira (22), 12 pontos de vacinação estarão funcionando em unidades de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), das 9h às 16h.
Idosos de 70 anos completos ou mais, bastam apresentar um documento de identidade original com foto, além do CPF. A vacina é contraindicada para quem esteja com sintomas de gripe, coronavírus ou com qualquer outra doença na fase aguda. Nos casos de suspeita ou confirmação de Covid-19, a vacina só poderá ser aplicada 30 dias após o início dos sintomas.
Campanha itinerante
Nas próxima terça (23) e quarta-feira (24), o alvo do agentes de saúde será a Zona Leste, uma das populosas da capital do Amazonas, com 11 bairros e em torno de 500 mil habitantes.
A programação segue na quinta-feira (25) e sexta-feira (26) Zona Oeste. No sábado (27) e na segunda-feira (1) termina na Zona Norte.
Além do trabalho etinerante, as equipes de vacinação da Semsa continuarão fazendo o atendimento tradicional, em sistema de drive thru e postos fixos, em quatro pontos, um por zona da cidade, de segunda-feira a sábado, também no horário das 9h às 16h.Veja onde:
Centro Cultural Povos da Amazônia, na Zona Sul; Clube do Trabalhador Sesi, na Zona Leste; Complexo do Detran, na Zona Norte; e Balneário do Sesc, na Zona Oeste.
Saiba mais
Postos na zona Sul para vacinação exclusiva de idosos
UBS Nilton Lins – Avenida Professor Nilton Lins, nº 2.344 – Flores
Policlínica Castelo Branco – Rua do Comércio, s/nº – Parque 10
UBS Vicente Palotti – Avenida Apurinã, nº 259 – Praça 14 de Janeiro
UBS Santa Luzia – Rua Leopoldo Neves, s/nº – Santa Luzia
UBS Lúcio Flávio Vasconcelos Dias – Travessa Comandante Ferraz, nº 15 – Betânia
Clínica da Família Doutor Antônio Reis – Rua São Lázaro, s/nº – São Lázaro
UBS Frank Calderon – Rua Boa Esperança, s/nº – Crespo
UBS São Francisco – Rua Rodolfo Vale, s/nº – São Francisco
UBS Petrópolis – Rua Delfim de Souza, s/nº – Petrópolis
UBS Japiim – Travessa Sauim, nº 70, Conjunto 31 de Março – Japiim
UBS Megumo Kado – Rua Inocêncio Araújo, nº 51 – Educandos
Clube de Mães do Morro da Liberdade, próximo à UBS – Rua D. Mimi, s/nº – Morro da Liberdade
Postos de Vacinação abertos de segunda a sábado para idosos e trabalhadores da saúde
Zona Norte – Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Detran – AM (Avenida Arquiteto José Henriques Rodrigues, 962 – Colônia Terra Nova)
Zona Sul – Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Avenida Silves, 2.222- Crespo)
Zona Leste – Clube do Trabalhador do SESI (Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – São José I)
Zona Oeste – Balneário do Sesc (Avenida Constantinopla, 288 – Alvorada)


