
Com 57,3 mil trabalhadores da área de saúde já vacinados com a primeira dose contra a Covid-19, Manaus superou neste fim de semana a meta de vacinar 90% deste grupo prioritário. O número estimado de profissionais da categoria na cidade é 63,3 mil. O objetivo era imunizar 56,9 mil.
A campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e começou em 18 de janeiro último. Os trabalhadores da linha de frente no atendimento aos doentes foram os primeiros a receber as doses dos imunizantes.
Para o prefeito Davi Almeida, o resultado confirma a liderança de da cidade no ranking de vacinação e reflete o acerto da campanha na capital e o compromisso de gestores e técnicos.
“Agradeço a todos os profissionais da Semsa e das demais secretarias que dão apoio à vacinação e também ao Ministério da Saúde, que tem nos abastecido com a vacina e dedicado especial atenção ao nosso município”, disse o prefeito.
Segunda a secretária municipal interina da Saúde, Aline Rosa Martins, a meta de 90% é estabelecida pelo Ministério da Saúde para todos os grupos populacionais prioritários.
“Nosso objetivo é vacinar a maior quantidade possível dentro das populações contempladas em cada fase da campanha”, destaca a secretária afirmando que Manaus recebeu doses suficientes para atender 100% dos trabalhadores da saúde e que a campanha continua aberta e quem ainda não recebeu a primeira dose pode se vacinar.
Os postos de vacinação continuam a receber os que já estão prontos para a segunda dose. O agendamento está sendo feito de modo eletrônico pelo Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/) e até o momento, 17,5 mil trabalhadores da saúde já concluíram o esquema vacinal, com o recebimento das duas doses.