
O governador Wilson Lima anunciou nesta sexta-feira um novo decreto, ainda a ser publicado do Diário Oficial do Estado (DOE). As novas medidas passam a valer a partir da próxima segunda-feira (8), com prazo de 15 dias e flexibilizam horários do comércio, agora funcionando de 9h às 17h, de segunda a sábado. O toque de recolher passa a ser a partir das 21h às 6h (veja as medidas na íntegra no final da matéria).
Ainda pelas novas medidas, as escola privadas poderão funcionar e receber crianças até cinco anos, com 50% da capacidade. Os restaurantes passam a funcionar até às 20h, com música ao vivo – apenas três integrantes no grupo.
Os flutuantes-restaurantes podem funcionar de 9h às 16h, de segunda a sexta (fechados sábados e domingos). Marinas liberadas de segunda a sexta-feira. Padarias e mercadinhos poderão abrir das 6h às 21h. Academias de segunda a sábado das 6h às 16h, sem aulas coletivas.
O Amazonas está na fase vermelha. O estado tem ainda quase o dobro da média nacional de óbitos, hoje em torno de 7% – mais de 11 mil mortes desde o início da pandemia.
A faixa etária de internações ainda é maior entre pacientes de 20 a 59 anos (76,9%) e a de mortes, na população acima de 60 anos (74%). A Taxa de ocupação atual na rede pública de saúde está em 73%. O registro de isolamento social caiu 50% na última semana.
Wilson Lima disse que antes de tomar as decisões conversou com os governadores da Amazônia e chegou a falar com o embaixador do EUA no Brasil, Todd Chapman, sobre a compra direta de vacinas naquele país, assim que acabar a imunização em maio.
O governador falou ainda que conversou desde as primeiras horas da manhã com diversos segmentos do comércio para decidir, de acordo com os indicadores da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).
“Todas as decisões do decreto são baseados em dados técnico da Secretaria de Saúde e da Fundação de Vigilância em Saúde, levando os aspectos sociais e econômicos com o objetivo de fazer ajustes, tanto epidemiológico quanto de saúde. Todos esses aspectos e todas essas áreas são importantes para que a gente continue sobrevivendo”, explicou o governador.
Confira as mudanças de restrição de circulação no Estado do Amazonas:
- Restrição de circulação de pessoas passa a ser das 21h às 06h;
- Horário de funcionamento das 6h às 20h para supermercados, mercadinhos e padarias;
- Horário das 9h às 17h, de segunda a sábado, lojas de comércio de rua em geral;
- Horário das 9h às 17h, de segunda a sexta, lojas de som, acessórios automotivos e etc, com 50% da capacidade;
- Horário das 10h às 18h, de segunda a sábado e com 50% de ocupação das lojas e 70% dos estacionamentos, dos shoppings center;
- Delivery e drive thru seguem os funcionamentos dos shoppings para as lojas que estão funcionando nesses centros comerciais;
- As escolas da rede privada passam a ter a faculdade, para as etapas de creche e ensino infantil até 5 anos de idade, de funcionamento das atividades de ensino, observando o limite de ocupação de 50% das salas de aula;
- Horário das 6h às 20h, de segunda a sábado, para restaurantes, lanchonetes e similares (inclusive praças de alimentação e restaurantes de hoteis)
- Delivery de restaurantes passa a ser de 24h; drive thru das 6h às 20h;
- Música ao vivo passa a ser permitida, com grupos de no máximo 3 integrantes
- Flutuantes com CNAE de restaurantes podem funcionar das 9h às 16h, de segunda à sexta, com 50% de capacidade;
- Marinas podem funcionar das 6h às 16h de segunda à sexta;
- Horário das 10h às 16h, de segunda a sábado, para salões de beleza e similares em shoppings;
- Horário das 10h às 16h, de segunda a sábado, para salões de beleza e similares de rua;
- Horário das 6h às 16h, de segunda a sábado, para academias e similares, proibidas as aulas coletivas;
- Transporte intermunicipal de passageiros passa a ser liberado