Portal Você Online

UBSs móveis começam a atender casos suspeitos de Covid em três regiões de Manaus

As três Unidades Básicas de Saúde Móveis municipais, que fazem atendimento preferencial de casos suspeitos de Síndromes Gripais e de Covid-19, foram remanejadas para os Distritos de Saúde (Disa) Norte, Leste e Oeste de Manaus.

A mudança vai reforçar o combate às doenças em outras áreas da cidade com consultas para os moradores, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A partir desta terça-feira (15), a UBS Móvel 01 atende no pátio da Igreja Evangélica Aliança, situada na Avenida Jurunas, na Cidade Nova, na Zona Norte. Até a última sexta-feira (12), ela atendia no estacionamento do Sest/Senat, no Jorge Teixeira. A previsão é que ela permaneça no novo endereço até 26 de março.

As UBS evitam o deslocamento e aglomerações de pessoas até uma unidade de saúde ou hospital. Elas ficam, em média, 15 dias em cada região, mas esse período pode ser alterado de acordo com a necessidade da área.

“Essas três UBSs Móveis estão fazendo o atendimento preferencial de pacientes que tenham sintomas de Covid-19 desde o dia 4 de janeiro, uma das primeiras medidas do prefeito David Almeida para que os moradores das áreas classificadas como vazios assistenciais possam ter o atendimento perto de suas casas”, informou a secretária interina da Semsa, Aline Rosa Martins.

As UBSs Móveis 02 e 04 permanecerão atendendo no Conjunto Cidadão X, na Rua Paraná Navilhana, no Tarumã, e na escola estadual Gabrielle Colgels, na Rua Bela Vista, no Puraquequara, na Zona Leste, respectivamente, até a próxima sexta-feira (19).

As UBSs Móveis funcionam de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 17h. Nas unidades é oferecida consulta com clínico geral, teste rápido ou coleta de amostra para o exame RT-PCR para diagnóstico da doença, de acordo com a indicação do profissional médico.

Caso haja necessidade, o usuário já sai da unidade com a medicação prescrita, porque as UBSs Móveis possuem farmácias com medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *