Agentes cumprem ordens judiciais nas cidades de Manaus –
AM, Castanhal – PA, Vilhena – RO, e em Pinheiro – MA
A Polícia Federal (PF) realiza na manhã desta terça-feira (30), a “Operação Apachetas” para prender 22 acusados de tráfico internacional de drogas no Maranhão. Também são cumpridos ordens judiciais em Manaus (AM), Castanhal (PA), Vilhena (RO) e Pinheiro (MA).
A operação combate também os crimes de associação para o tráfico, lavagem de capitais e o comércio ilegal de armas.
Os entorpecentes comercializados eram provenientes de países produtores de cocaína (Peru e Colômbia) com os quais o Brasil faz fronteira.
A investigação começou em 2017. Os envolvidos constituíram, no mínimo, três associações criminosas com atuação no Amazonas, Rondônia, Pará e Maranhão.
A investigação policial já apreendeu cerca de 600 kg de cocaína e desmantelou um laboratório próprio para manipulação de drogas.
A corporação realiza também outros 26 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2º Vara Criminal Federal da Seção Judiciária do Maranhão.
Além das prisões e buscas, a operação teve como objetivo a descapitalização das organizações criminosas com o sequestro de bens e valores. Os envolvidos, caso condenados, podem ser punidos com penas de até 47 anos de prisão.