O Ministério da Saúde disse que nao há falta de imunizantes no Amazonas e mesmo assim 37 municípios estão com cobertura vacinal abaixo de 50% das doses disponibilizadas aos grupos prioritários.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde na terça-feira (13), 69.932 pessoas ainda não tomaram a segunda dose das vacinas CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan, e AstraZeneca, produzida no Brasil em parceria com a Universidade de Oxford e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O abandono a vacinação foi mostrado no começo desta semana, aqui no https://portalvoce.com/ em reportagem que comprovava que Amazonas tem o maior índice de abandono vacinal do país com 31% acima da média nacional.
Ainda segundo reportagem, um em cada três amazonenses não apareceram na data marcada para se imunizar contra o coronavírus. O estudo levantou também, que o mesmo percentual dos que receberam a primeira dose também não voltaram para tomar a segunda. https://portalvoce.com/um-em-cada-tres-amazonenses-nao-apareceram-para-tomar-vacina-contra-covid-19-na-data-marcada/
Mortes – Mais de 12,2 mil pessoas já morreram no estado por complicações da Covid. O Amazonas enfrentou a segunda onda da doença entre janeiro e fevereiro deste ano.
De acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Amazonas, um total de 502.089 pessoas recebeu a primeira dose no estado e apenas 170.902 tomou segunda.
Segundo o Ministério da Saúde, mesmo aquelas pessoas que perderam o prazo estabelecido no cartão de vacinação para o reforço da vacina Covid-19 devem procurar uma unidade de saúde para a segunda dose.
Os especilistas ressaltam que a segunda dose é essencial não apenas para proteção individual. Quanto mais pessoas estiverem imunizadas, maior é a barreira criada na comunidade inteira, diminuindo as possibilidades de alguém se infectar.
Cobertura vacinal abaixo de 50%
Também nesta semana, o Portal Você, mostrou que 37 municípios estão com cobertura vacinal abaixo de 50% das doses disponibilizadas aos grupos prioritários, conforme levantamento da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e que uma força tarefa foi montada para agilizar a vacinação nesses locais. https://portalvoce.com/iranduba-codajas-e-coari-estao-entre-as-cidades-amazonenses-que-menos-vacinaram-contra-covid/
Vacinas
O Amazonas já recebeu 1.231.970 doses de imunizantes. No entanto, segundo a própria FVS, somente 1.227.204 doses estão disponíveis para a aplicação. O restante faz parte de uma reserva técnica do órgão, que é obrigatória, segundo o Plano Nacional de Imunização. Os dados parciais são do Programa Nacional de Imunização da FVS-AM (PNI/FVS-AM), disponível no site da instituição.