Portal Você Online

CPI da Covid: veja quem são os integrantes

Primeira sessão deverá ocorrer na terça-feira (27), quando uma eleição vai oficializar os nomes dos componentes da comissão

Presidente – O senador Omar Aziz (PSD-AM) é o nome apoiado pelo Palácio do Planalto para presidir a comissão. Embora seja próximo ao governo, pertence ao chamado grupo independente. Foi crítico à condução de Bolsonaro na crise do novo coronavírus no Amazonas, onde já foi governador

Relator – Acordo costurado entre as legendas prevê que o senador Renan Calheiros (MDB-AL) seja o indicado para assumir a relatoria da CPI. Ele também é do grupo independente, mas sempre foi um crítico ferrenho de Bolsonaro na crise. Após os trabalhos da comissão, é o relator quem prepara o parecer final.

Vice-presidente – Parlamentar da oposição, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi o autor do requerimento de investigação. Ele deve assumir a vice-presidência da comissão. Rodrigues já adiantou que pretende convocar os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello para depor.

Instalação – Como membro mais velho entre os titulares da comissão, o senador Otto Alencar (PSD-BA) vai comandar a instalação da CPI e a formalização da eleição do trio que vai comandar o grupo, na próxima terça-feira (27)

Crítico do governo na condução da crise do coronavírus, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) chegou a ser cotado para presidir a comissão, mas não houve acordo em torno de seu nome. Coletou assinaturas para instalação da CPI no Senado.

Também senador pelo Ceará, Eduardo Girão (Podemos) se declara independente. Ajudou a coletar assinaturas de colegas para ampliar os focos da investigação, uma reivindicação do presidente.

Ex-ministro da Saúde, o senador Humberto Costa (PT-PE) foi indicado pelo bloco PT/Pros para uma vaga como titular da comissão. É do bloco da oposição.

Do grupo independente, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) recusou o convite para ser relator e apoiou Renan Calheiros para o posto.

Líder do Centrão, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) pertence ao bloco governista. A interlocutores, tem dito que a CPI só foi criada para atingir Bolsonaro.

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) é aliado de Bolsonaro. Junto com Eduardo Girão, é um dos nomes preferidos do governo para assumir a relatoria da CPI. A eleição acontece na próxima terça-feira (27).

Vice-líder do governo na Casa, o senador Jorginho Mello (PL-SC) foi um dos nomes indicados pelo bloco de partidos que reúne PL, DEM e PSC.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *