*Elis Akami

O melhor tratamento para a candidíase de repetição passa inicialmente por uma avaliação clínica cuidadosa, para se identificar as possíveis causas da infecção recorrente, identificação da espécie de cândida, além dos diagnósticos diferenciais que podem ser semelhantes, como vaginose citolítica e alergias na região vulvar e vaginal.
Mudanças no estilo de vida, incluindo controle do stress, atividade física e hábitos alimentares saudáveis, sono de qualidade e em quantidade correta são essenciais.
O tratamento convencional , é com antifungicos, pomadas intra-vaginal noturna, algumas vezes pode não funcionar em alguns casos.
A imunoterapia específica, resolve o problema!
A candidíase vaginal é muito comum e 5 a 7% poderá apresentar recorrência (quatro ou mais episódios em um ano). Os sintomas causam desconforto, levando a uma diminuição da qualidade de vida e alto custo com medicamentos.
Após avaliação pelo alergista/imunologista, algumas pacientes têm indicação de imunoterapia específica (vacina) para candidíase. Extratos padronizados (em doses diluídas) são usados, via subcutânea (injeção), semanalmente.
Após alguns meses, quando o paciente estiver na dose de manutenção (maior concentração do extrato), as injeções serão mensais. O tratamento tem como objetivo diminuir as recorrências e melhorar a qualidade de vida.
*Elis Akami é ginecologista do sistema Hapvida