As guerras nunca são bem vindas e o cenário de destruição, dramas e traumas são para serem esquecidos pelos seus personagens. Mas no cinema, os fatos reais lembrados e retratados com as tintas da sétima arte. Filmes marcantes estão entre as melhores produções sobre os conflitos que marcam a história contemporânea.
Veja alguns dos títulos disponíveis para assistir no feriado do Carnaval na comodidade do lar. Caso ainda não tenha visto, vale a pena conferir:
7. Beasts of No Nation
Beasts of No Nation mostra como a infância é roubada por conflitos armados que absorvem toda a realidade ao seu redor. A sensação de que não há escapatória, de que as únicas opções são o mal ou a morte, é uma opressão constante durante o filme e respinga com força no espectador.
O filme pode ser assistido no catálogo da Netflix.
6. Dunkirk
Inspirado nos eventos da Operação Dínamo, durante a Segunda Guerra Mundial, quando centenas de milhares de soldados aliados foram evacuados da cidade de Dunquerque para a Inglaterra através do Canal da Mancha, em uma das estratégias de guerra mais famosas da história.
Dunkirk pode ser assistido na Netflix, Globoplay e HBO Max.
5. Guerra ao Terror
Dirigido por Kathryn Bigelow, que esteve também à frente de A Hora Mais Escura, Guerra ao Terror é um filme que exalta o soldado estadunidense sem exaltar tanto assim o governo que o colocou lá. Há o entendimento de que existe uma guerra travada entre estados, mas Bigelow é uma diretora sensível o suficiente para ressaltar a pressão psicológica sofrida pelos indivíduos que estão em campo, enfrentando a realidade da guerra.
Guerra ao Terror está disponível nos catálogos da Netflix, Clarovideo e Pluto TV.
4. A Queda! As Últimas Horas de Hitler
A Queda! As Últimas Horas de Hitler é, provavelmente, uma das boas produções sobre esse personagem mais amplamente conhecido e odiado da história. O ator Bruno Ganz conseguiu dar ao personagem diversas facetas distintas daquela de terrível ditador. Em A Queda!, Hitler é também sensível, amável, falível e vulnerável, humano enfim, e justamente por isso passível de erro e sujeito à morte.
A Queda! As Últimas Horas de Hitler está disponível no Amazon Prime Video.
3. Alemanha Ano Zero
A guerra acabou, mas as consequências terão ecos por muitos anos nas vidas dos moradores desses locais. Roberto Rossellini cria um filme absolutamente impactante ao acompanhar uma criança que vaga pela cidade vivenciando toda espécie de desgraças com as quais uma infância não deveria ter contato.
Alemanha Ano Zero está nos catálogos do Telecine e Globoplay.
2. Túmulo dos Vagalumes
Túmulo dos Vagalumes explora as consequências da guerra para a geração de crianças. Um pouco diferente de outros títulos citados nesta lista, esta animação foca mais na relação entre os irmãos e em como, apesar de toda a destruição, dor e tristeza, uma pessoa é capaz de tentar encontrar o bem e o belo para fazer a vida de alguém melhor (ou menos ruim).
Infelizmente, Túmulo dos Vagalumes não está disponível em nenhuma plataforma de streaming no Brasil.
1. Vá e Veja
Vá e Veja parece empenhado em causar no espectador todos os sentimentos de uma guerra: ódio, dor, desespero, tristeza… e faz isso não somente com a história trágica que relata, mas também direcionando olhares para fora da tela, com inquietantes quebras da quarta parede.
Este é um filme que consegue ser cru, cruel, incômodo e ainda assim poético com as imagens. Aqui, a guerra invoca sentimentos com os quais não queremos lidar, mas, em situações-limite, somos obrigados a abraçar. Embora adolescente, o protagonista ainda não é um adulto e também carrega a ideia de uma, se não infância, fase roubada.
Vá e Veja está disponível para os assinantes do Belas Artes a La Carte.