Portal Você Online

A odontologia associada a doenças sistêmicas

Dr. Paulo Mourão

Cada vez mais a saúde bucal se mostra importante no auxílio da prevenção e do controle das doenças sistêmicas, pois na cavidade bucal já foram detectados mais de 700 espécies de microrganismos, parte dessas causam doenças bucais como as cáries dentárias, doenças nos tecidos de suporte dos dentes (periodontites) ou as doenças fúngicas como a candidíase.

Alguns desses microrganismos podem causar doenças sistêmicas como a endocardite bacteriana, pneumonia por aspiração e doenças cardiovasculares. Ainda estão associados ao aparecimento de osteomielite em crianças e ao nascimento de bebês prematuros. Além disso pacientes com diabetes estão mais sujeitos a desenvolver doença periodontal, doença essa que afeta os tecidos de suporte dental.

Todos esses microrganismos vivem em harmonia dentro da cavidade bucal. Durante períodos de imunossupressão, esse equilíbrio é quebrado e pode-se desenvolver alguma das doenças acima citadas, sendo muito importante então os cuidados bucais de pacientes que usam medicamentos imunossupressores ou que estão em terapia antineoplásica.

Sendo assim a higiene bucal e as visitas periódicas ao cirurgião dentista para manter os dentes e a boca saudáveis são importantes para prevenir o aparecimento dessas doenças.

Por isso deve-se escovar os dentes, com uma escova de cerdas macias, após cada refeição, sempre lembrando de higienizar todas as faces dos dentes, também escovar a língua e não esquecer de passar o fio dental.

Dr. Paulo Mourão
Cirurgião dentista da Hapvida

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *