A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informa que está disponível a partir desta sexta-feira (14), as inscrições para o edital do Programa de Iniciação Científica (Paic) – edição 2021/2022 – com oferta de 14 bolsas para estudantes universitários, com projetos científicos em vigilância em saúde. O edital está disponível no site da FVS-AM (https: https://bit.ly/3fiFF5H) e as inscrições seguem abertas até o dia 30 de maio.
O recurso é concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e as bolsas serão implementadas a partir de agosto de 2021.
Por meio da FVS-AM, o Paic busca estimular a vocação científica em estudantes de graduação; contribuir para a formação de recursos humanos para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; e fortalecer o grupo de pesquisa da FVS-AM por meio da participação de alunos de graduação nos projetos desenvolvidos na instituição.
O pesquisador interessado deve submeter propostas de projetos científicos individuais, em formato PDF, para o Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), da FVS-AM, por meio do e-mail neppaicfvs@gmail.com, com descrição do assunto “Edital PAIC/FVS-AM/FAPEAM, edição 2021-2022: Proposta (colocar o título resumido do projeto em letras maiúsculas).
O resultado final da seleção será divulgado no dia 11 de junho, no site da FVS-AM. O coordenador do Paic-FVS, Sidnei Campos, salienta que as propostas devem proporcionar aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa ao bolsista. “Os projetos devem estimular o desenvolvimento do pensamento científico, criativo e inovador, voltado para a capacitação do conhecimento e formação de habilidades para o mercado de trabalho”, pontua.
No edital, disponível no site da FVS-AM, o pesquisador tem acesso a detalhes sobre todos os objetivos do programa, estrutura da proposta do projeto, cronograma do edital, requisitos e compromissos do orientador, coorientador e candidato, além de detalhes da avaliação e da seleção e documentação necessária.
Iniciação científica – O Paic desenvolvido na FVS-AM é resultado de parceria interinstitucional com a Fapeam e visa apoiar, com bolsas institucionais, estudantes de graduação de instituições públicas e privadas do Amazonas, interessados no desenvolvimento de pesquisa científica em vigilância em saúde.