
A abertura de novas empresas no Amazonas teve um aumento de 16,55% entre os primeiros três meses de 2022, segundo dados divulgados pela Junta Comercial do Estado (Jucea), ontem (5).
Conforme o Sistema de Registro Mercantil (SRM) da autarquia, vinculado ao Ministério da Economia, no primeiro trimestre deste ano, foram feitos 1.923 novos Cadastros Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
No último trimestre do ano passado, foram 1.650 novos empreendimentos constituídos, de acordo com o levantamento divulgado pela Jucea. O aumento entre os dois trimestres foi de 273 novos cadastros.
As estatísticas da Jucea não incluem os Microempreendedores Individuais (MEIs), que são constituídos de forma virtual, por meio do portal do Empreendedor, do governo federal.
Entre os maiores registros nesse período em 2022, estão o da Sociedade Empresária Limitada, que liderou a procura do empreendedorismo amazonense, com 1.127 constituições. Em seguida vem o de Empresário Individual, com 732 aberturas.
Nos dados consolidados pela segmentação de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), no primeiro trimestre de 2022, foram abertas no Amazonas 1.051 empresas de prestação de serviços, 741 de comércio e 75 na segmentação de indústria.


