Portal Você Online

Abin avisou Dino sobre risco de violência em manifestações

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) afirmou ter emitido alertas ao Governo Federal e ao governo do Distrito Federal sobre os atos que estavam sendo marcados para o último domingo (8), que foram amplamente divulgados desde 3 de janeiro nas redes sociais pelos manifestantes.

Segundo a agência, os alertas foram transparentes e apontaram que seriam manifestações com volume e violência.

As sinalizações da Abin tiveram como base um alerta emitido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de que havia um volume incomum de ônibus sendo fretado para brasília e isso suscitava uma atenção maior das autoridades.

Tanto o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, quanto o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foram avisados.

Segundo Dino, Ibaneis teria modificado o plano, permitindo a entrada dos manifestantes na Esplanada dos Ministérios, no domingo que acabou na invasão dos prédios dos poderes na Praça dos Três Poderes.

O presidente Lula da Silva (PT) decretou intervenção federal na segurança pública no Distrito Federal e Alexandre de Moraes determinou o afastamento do governador Ibaneis Rocha pelo prazo de 90 dias.

Senador

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) reforçou ontem (9), que o ministro da Justiça, Flávio Dino, teria sido informado sobre os atos que aconteceram em Brasília, no último domingo (8), um dia antes deles efetivamente acontecerem. Segundo ele, o ministro também viu a mobilização começar sem tomar qualquer providência.

– Ministro da Justiça foi informado dos ataques, um dia antes. No momento que iniciou, ele foi até a janela do ministério, olhou e não tomou nenhuma providência. Já comecei [a] encontrar provas [de] que o presidente Lula também teve conhecimento do que iria acontecer e não fez nada – escreveu o senador no Twitter.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *