
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, promove a Abertura do Pit Stop Educativo para Motociclistas, às 10h, da próxima quarta-feira (24), no SESI Clube do Trabalhador, na zona Oeste de Manaus, com a presença do presidente da entidade, Marcos Bento.
O evento faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito – SNT 2025, tendo como objetivo conscientizar os condutores de motocicletas sobre a importância da pilotagem defensiva, do uso adequado de equipamentos de segurança e do respeito às leis de trânsito como medidas essenciais para a prevenção de sinistros.
O Pit Stop Educativo será realizado em parceria com o Detran-AM (Departamento Estadual de Trânsito – Amazonas), com apoio do BPTran da PM-AM (Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Amazonas), da FVS-RCP (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto – órgão ligado à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e do IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana).
Atividades educativas
Os motociclistas que circularem pela Avenida Cosme Ferreira entre os dias 24 e 25 de setembro, serão conduzidos até a área interna do SESI Clube do Trabalhador. No local, após assistirem a uma palestra educativa, poderão interagir com diversas atividades de conscientização, como os simuladores de embriaguez, velocidade e equilíbrio.
O simulador de embriaguez tem como objetivo reforçar que álcool e direção não combinam, evidenciando os riscos dessa combinação. Já o simulador de velocidade e equilíbrio demonstra que, ao reduzir a velocidade, o condutor passa a ter uma percepção mais ampla do ambiente, facilitando a identificação de possíveis perigos antes que se tornem situações de risco.
Os participantes receberão também orientações sobre como evitar os pontos cegos de outros veículos — um dos principais fatores que contribuem para acidentes de trânsito.Além disso, na Demonstração de Técnicas de Frenagem – que será realizada por instrutores das associadas Honda e Yamaha -, serão demonstradas as formas mais eficientes de utilização dos freios.
O Detran-AM oferecerá, por meio de uma unidade móvel, serviços como licenciamento, transferência de veículo, renovação da CNH e segunda via de documentos. Quem quiser, ainda poderá se inscrever num dos cursos disponíveis na Escola Pública de Trânsito – basta preencher um cadastro.No final, todos os participantes receberão materiais didáticos, brindes e lanche.


