Portal Você Online

Abrigo de imigrantes, no Coroado, recebe mutirão de cidadania

Sob responsabilidade da Secretaria de Assistência Social (Seas) desde 2020, o Abrigo Saiaf – localizado na avenida Cosme Ferreira, 1.490, Coroado, zona leste de Manaus – já acolheu mais de 600 pessoas em situação de vulnerabilidade social de alta complexidade, em sua maioria emigrantes da Venezuela.

Neste momento, o espaço oferece atendimento humanizado para 101 indivíduos.

Ao todo, o mutirão de cidadania emitiu, além do protocolo de refúgio, CPF e Carteira de Trabalho Digital para 42 pessoas.

A ação também contou com o repasse de R$ 800, por meio do Serviço Jesuítas a Migrantes Refugiados e da Pastoral do Migrante, para o aviamento de medicamentos não disponibilizados na rede pública de saúde.

“Hoje nós estamos solicitando e renovando o protocolo de refúgio, isso é importante para a aquisição de novos documentos, para que essas pessoas tenham direito a ir para outro estado, arrumar um emprego ou fazer um curso. Além disso, o grupo Jesuítas está ajudando, com R$ 50 via Pix, 16 pessoas que não têm condições de comprar um remédio. Nós desenvolvemos esse trabalho para lembrá-los, acima de tudo, que eles podem, sim, caminhar com as próprias pernas e ter uma vida digna, tranquila e saudável”, explicou Ednaldo Gomes, psicólogo e diretor do abrigo.

Atendimento


Localizado na avenida Cosme Ferreira, 1.490, Coroado, zona leste de Manaus, o Serviço de Acolhimento Institucional para Indivíduos e Famílias (Saiaf) atende pessoas em situação de vulnerabilidade social de alta complexidade que foram direcionadas pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), conforme triagem realizada na área da rodoviária.

No local, as famílias recebem abrigo, quatro refeições diárias e serviços psicoeducacionais e de profissionalização por meio de oficinas, rodas de conversa, cursos e palestras, durante três meses, prazo de preparação para reinserção na sociedade e mercado de trabalho.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *