
A Associação Brasileira de Revendedores de Combustíveis Independentes e Livres (Abrilivre) vem a público manifestar o seu repúdio às declarações recentes do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nas quais responsabiliza os postos de combustíveis pelo aumento nos preços.
Tais afirmações desconsideram a complexidade da cadeia de formação de preços de combustíveis no Brasil, que envolve fatores como a cotação internacional do petróleo, o câmbio, os impostos, e as políticas de preços das refinarias. Os revendedores atuam no fim dessa cadeia e não têm controle sobre a maioria desses elementos.
A Abrilivre reafirma o compromisso dos postos associados com a transparência e a competitividade, sempre buscando oferecer os melhores preços possíveis aos consumidores, dentro das limitações impostas pelo mercado e pelas políticas vigentes.
Reiteramos que a solução para a alta nos preços dos combustíveis deve ser buscada mediante um diálogo construtivo entre todos os agentes da cadeia produtiva e o governo, visando identificar e atacar as reais causas do problema.
Sobre a Abrilivre: Representamos os interesses comuns de revendedores de combustíveis automotivos (bandeirados ou sem bandeira) de todo o país. Para isso, a nossa missão é garantir um mercado livre e competitivo, que tenha como princípios norteadores a eficiência econômica, práticas concorrenciais leais, transparentes e isonômicos e a defesa dos direitos dos consumidores finais.