
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso destacou que o comparecimento às urnas foi de 70,53% e o número de abstenções foi de 29,47%. Número de abstenções no Rio superou a votação do prefeito eleito Eduardo Paes – 1.6 milhão não votou.
Sobre as abstenções, Barroso destacou que o número costuma crescer no segundo turno e se agravou por conta da pandemia de coronavírus. Ele destacou que o comparecimento foi de 70,53% e que vê o copo “meio cheio”.
“A abstenção no segundo turno, que tradicionalmente é superior ao 1º turno, foi de 29,47%. Número maior que o desejaríamos. Mas, é preciso ter em conta que realizamos eleições em meio a uma pandemia que consumiu 170 mil vidas e pessoas com temor deixaram de votar, muitos por medo, muitos por estarem com a doença e muitos por estarem com sintomas”, avaliou.
Para o ministro, os mais de 70% de comparecimento no cenário da pandemia “merecem ser celebrados”. “Cumprimento o povo brasileiro por um comparecimento maciço às urnas”, destacou.


