
Pouco mais de uma semana após Richard Branson inaugurar a era do turismo espacial com sua Virgin Galactic, chegou a vez do bilionário Jeff Bezos alcançar o espaço. Por volta das 10h de Brasília (9h de Manaus) desta terça-feira (20), a Blue Origin realizará seu primeiro voo suborbital totalmente tripulado com o veículo New Shepard, a partir das instalações da empresa no Texas. A missão acontecerá no mesmo dia em que o mundo celebrará o 52º aniversário do pouso da Apollo 11 na Lua.
Além de Bezos, a tripulação conta com mais três pessoas: Mark Bezos, irmão de Jeff; Wally Funk, que, aos 82 anos, se tornará a pessoa mais velha a chegar ao espaço; e, por fim, o adolescente Oliver Daemen, que, na semana passada, substituiu o lugar do vencedor do leilão realizado pela Blue Origin — e que até então seria primeiro passageiro pagante da empresa. “Analisamos todos os sistemas do veículo, incluindo hardware, software, procedimentos e prontidão da tripulação de lançamento”, disse Steve Lanius, diretor de voo da empresa após revisão realizada neste último domingo.
O veículo espacial New Shepard foi projetado para transportar pessoas e cargas úteis até o espaço e, para isso, ele conta com um sistema de lançamento reutilizável com seu foguete e cápsula.
A Blue Origin já realizou 15 voos de teste suborbital com quatro veículos diferentes, e o lançamento desta terça será a primeira vez em que passageiros serão transportados. Se tudo ocorrer conforme o programado, Bezos se tornará também o segundo bilionário a alcançar a fronteira com o espaço.
Assim que decolar, o foguete New Shepard será acelerado durante os 90 minutos seguintes por seus motores a velocidades de cerca de 3.700 km/h. Em seguida, a cápsula se separa do impulsionador e os astronautas se desprendem de seus assentos para, então, experimentarem a sensação de ausência de peso por cerca de quatro minutos.
Eles estarão acima da Linha de Kárman, uma linha imaginária que determina o limite entre a Terra e o espaço, localizada a 100 km de altitude. A nave da Blue Origin atingirá até 106 km de altitude em seu ponto máximo.
Enquanto a empresa concorrente Virgin Galactic precisa realizar mais alguns voos de testes para só então começar as operações comerciais no início do próximo ano, a Blue Origin já levará seu primeiro cliente pago neste primeiro lançamento — e também planeja uma nova remessa de passageiros privados entre setembro e outubro deste ano. “Pretendemos ter mais dois voos este ano, em 2021, para um total de três voos [tripulados] e muitos mais no futuro”, disse Ariane Cornell, diretora de vendas da empresa.
Acompanhe o lançamento e o voo ao vivo: