Após três adiamentos e pedidos de suspeição de juízes, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) cassou por decisão unânime, nesta sexta-feira (18), o registro de candidatura do prefeito eleito de Coari, Adail Filho (Progressista), e determinou nova eleição no município, em 20 a 40 dias.
O julgamento foi realizado na manhã de hoje pelos juízes eleitorais. O colegiado decidiu, ainda, que o presidente da Câmara Municipal deverá assumir a Prefeitura até a escolha e posse do novo gestor de Coari.
O relator do processo, o juiz Marco Antônio Costa, sustentou que a tese que Adail Filho configurou um terceiro mandato consecutivo dentro do núcleo familiar.
Ele foi acompanhado pelos juízes eleitorais Márcio Cavalcante, Victor Liuzzi, Sabino Marques, Fabrício Marques, Giselle Pascarelli e Aristóteles Thury.
Saiba mais
O colegiado julgou um recurso eleitoral movido pela Coligação Ficha Limpa para Coari e pelo candidato a prefeito do município Robson Tiradentes (PSC). Eles contestaram a decisão do juiz Fábio Alfaia, da 8ª Zona Eleitoral, que deferiu o registro de candidatura de Adail Filho no último dia 14 de novembro.
Marcada para a quinta-feira (17), a diplomação do prefeito eleito de Coari, Adail Filho (PP), foi suspensa. A decisão foi divulgada na terça-feira (15) pelo mesmo relator, o desembargador Marco Antônio Pinto da Costa.