Portal Você Online

Adolescente amazonense planejou matar a mãe por dinheiro e romance

A adolescente de 12 anos apreendida suspeita de envolvimento na morte da própria mãe planejou o crime após a vítima não aceitar com que a filha namorasse Renato do Vale Costa, de 25 anos, informou a Polícia Civil.

O homicídio de Francisca Alves Praia, de 48 anos, que era uma Pessoa com Deficiência Física, ocorrido no último domingo (17), no bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus, teve desdobramentos nesta sexta-feira (22). Renato do Vale Costa, de 25 anos, foi preso apontado como autor do crime, e a adolescente de 12 anos, filha da vítima, foi apreendida por participação no assassinato.

Segundo a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), uma das linhas de investigação é que os envolvidos tinham conhecimento e interesse em R$ 17 mil de benefícios que Francisca receberia devido à sua condição de pessoa com deficiência, levantando a suspeita de motivação financeira adicional ao crime.

Segunda linha de investigação

Conforme o delegado Adanor Porto, adjunto da DEHS, as investigações iniciaram quando a vítima foi encontrada sem vida dentro da própria residência, com marcas de ferimentos causados por arma branca, cerca de 12 horas após o crime. Com o avançar das investigações, a equipe policial conseguiu identificar que o Renato, vizinho de Francisca, seria o autor do homicídio.

Em interrogatório, ele confessou o crime e relatou como foi a dinâmica dos fatos, inclusive, afirmando que teria agido a mando da filha da vítima, de 12 anos, com quem ele mantinha um relacionamento escondido”, informou o delegado.

Segundo o delegado, o infrator mencionou ainda que, na madrugada do crime, estava ingerindo bebidas alcoólicas, quando a adolescente o procurou e pediu para que ele matasse Francisca, em razão da relação conturbada e discussões constantes que ela tinha com a mãe.

“Entre as motivações para as discussões, seriam de que Francisca não deixava a filha sair e nem ter relacionamentos. O autor, na esperança de continuar com o relacionamento com a adolescente, executou o homicídio. Ele invadiu a casa, entrou pelo telhado e foi até a cozinha, onde se armou de uma faca e seguiu para o quarto dela. No local, em ato contínuo, desferiu várias facadas no pescoço de Francisca”, disse o delegado.

Adolescente nega caso

De acordo com o delegado Luiz Rocha, titular da Deaai, assim que foram acionadas, foi representado pelo mandado de busca e apreensão e a internação da adolescente, os quais foram deferidos pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM).

Em interrogatório, ela confirmou que tinha um relacionamento conturbado com a mãe, porém negou qualquer participação na empreitada. Inclusive, a adolescente relatou que não tinha relacionamento com o autor, de 25 anos, e que apenas ele tinha interesse nela”, informou o delegado.

Renato tem 17 passagens criminais, sendo que a maioria é por roubo. Um procedimento pelo crime de estupro de vulnerável também será remetido na Delegacia Especializada em Proteção à Criança e Ao Adolescente (Depca).

O homem responderá por homicídio e está à disposição da Justiça. A adolescente responderá por ato infracional análogo ao crime de homicídio e ficará sob a responsabilidade do Juizado da Infância e Juventude Infracional.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *