
A advogada Grace Benayon, da Ordem dos Advogados do Brasil, sessão Amazonas (OAB-AM), representa o estado na Organização da Nações Unidas (ONU), em Nova York com outras 195 mulheres de países que participam do CSW68, o maior evento anual dedicado à discussão do Estatuto da Mulher na ONU.
Benayon faz parte de uma comitiva de 16 mulheres representando o Brasil. Ela está determinada a trazer à tona as questões enfrentadas pelas mulheres do Amazonas e promover a igualdade de gênero em todos os níveis.
Grace foi a primeira mulher presidente da OAB-AM. À frente da BPW Manaus da Federação Internacional de Mulheres de Negócios e Profissionais, desde 2023, ela trabalha pelo empoderamento feminino.
“Nossa região enfrenta desafios únicos que muitas vezes são desconhecidos pelo mundo. Temos mulheres indígenas e ribeirinhas que precisam urgentemente da atenção global para superar suas dificuldades”, afirma Grace.
Ela aproveita sua presença no evento para destacar os problemas enfrentados pelas mulheres da região, mas também leva o projeto “Mulheres em Ação”, que visa capacitar mulheres vítimas de violência doméstica, especialmente aquelas pertencentes a comunidades indígenas e que ocorrerá em abril, em Manaus.
“Queremos não apenas chamar a atenção para os desafios, mas também oferecer soluções concretas. Por meio de programas de capacitação em gestão empresarial, técnicas de negociação e educação financeira, estamos ajudando as mulheres a conquistar independência financeira e a romper o ciclo da violência doméstica”, resume a advogada. .
O projeto “Mulheres em Ação” será lançado em Manaus, no dia 5 de abril, com uma cerimônia especial no Restaurante Caramuri. Além disso, em parceria com o Sebrae, serão oferecidos serviços de abertura e regularização de empresas para empreendedoras indígenas e ribeirinhas, no dia 19 de abril, em referência ao Dia do Índio.
Leaders Summit – BPW Internacional
Antes ainda do CSW68, Grace Benayon participou do Leaders Summit da BPW Internacional, no Harmonie’s Club em Nova York. O segundo clube social mais antigo da cidade e frequentado exclusivamente por homens, se transformou ao receber as mulheres da BPW na edição do encontro em 2023 e 2024.
A proposta do encontro em Nova Iorque com as comitivas do CSW foi discutir dinâmicas e necessidades de mudanças na regulamentação internacional da BPW Internacional, junto a associadas de mais de 112 países.