Portal Você Online

Aeroporto de Manaus tem alta de 16% em número de passageiros no primeiro semestre

Novas rotas e aumento de frequências impactaram o resultado. Cidades turísticas preferidas dos amazonenses, como Fortaleza e Rio de Janeiro, ganharam mais opções de voo

O Aeroporto Internacional de Manaus, membro da rede VINCI Airports, registrou um aumento de 16% no fluxo de passageiros no primeiro semestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a junho, 1.588 milhões de pessoas passaram pelo terminal para os destinos nacionais e internacionais disponíveis.

O número de operações de pousos e decolagens também cresceu. Foram 15.322 voos no semestre, o que representa uma alta de 6,6%, segundo dados divulgados do último relatório de tráfego da VINCI Airports. Apenas no segundo trimestre, entre abril e junho, o aeroporto movimentou 808 mil passageiros, um crescimento de 17% em relação ao mesmo período de 2024. No Brasil, os oito aeroportos operados pela VINCI Airports registraram, no 2º trimestre, um aumento de 12% no número de passageiros na comparação com o mesmo período de 2024, com um transporte de mais de 3 milhões de pessoas.

Um dos fatores que contribuíram para o desempenho positivo foi a ampliação da malha aérea da capital amazonense nos últimos anos, resultado de articulações entre a Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, companhias aéreas, governos, empresas e entidades ligadas ao turismo. A ampliação de frequências para destinos como Fortaleza, Belém, Rio de Janeiro, São Paulo, Boa Vista e Santarém, nesse período, também gerou o crescimento.

As rotas internacionais tiveram participação nesse processo. No primeiro semestre, o Aeroporto de Manaus aumentou a conectividade internacional. Desde junho, a Copa Airlines passou a operar cinco frequências semanais para a Cidade do Panamá. Além disso, a Gol ampliou os voos para Bogotá, facilitando o acesso a destinos turísticos na Colômbia, como Cartagena, San Andrés e Medellín.

Crescimento global da VINCI Airports

A rede VINCI Airports, da qual o aeroporto de Salvador faz parte, registrou um crescimento global de 6,7% no segundo trimestre de 2025, totalizando mais de 86 milhões de passageiros.

O aumento foi impulsionado por uma maior oferta de assentos, sobretudo de companhias de baixo custo, e pela forte procura por rotas de longa distância, que tiveram um crescimento de 11%. Lisboa, Edimburgo e Londres Gatwick destacam-se com a expansão de conexões internacionais.

A China foi um dos principais motores do crescimento, com aumento de 66% no tráfego com o Japão em relação a 2024. O aeroporto de Phnom Penh, no Camboja, cresceu 15%, enquanto os terminais em Monterrey (México), Budapeste (Hungria) e Cabo Verde também tiveram desempenho expressivo. Em Portugal, os voos de longa distância continuam fortes, especialmente para o Brasil e os EUA. Edimburgo teve alta de 30% no tráfego internacional, puxada por rotas para a América do Norte.

Sobre o Aeroporto de Manaus

O Aeroporto de Manaus, integrante da rede VINCI Airports, localizada no maior estado do Brasil, o Amazonas, é um dos principais aeroportos da Região Norte do país.

Sobre a VINCI Airports

Principal operadora privada de aeroportos do mundo, a VINCI Airports opera mais de 70 aeroportos em 13 países. Graças à sua experiência como integrador global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e administra aeroportos, fornecendo sua capacidade de investimento e seu know-how na otimização do desempenho operacional, modernização de infraestruturas e gerenciamento de suas operações e transição ambiental. A VINCI Airports é a primeira operadora aeroportuária a se comprometer com uma estratégia ambiental internacional global em 2016, para atingir a meta de emissão líquida zero em toda a sua rede até 2050.  

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *