Portal Você Online

Agência da ONU promove programação pelo Dia Mundial do Refugiado em Manaus

Em solidariedade às pessoas refugiadas e em reconhecimento à importância do Dia Mundial do Refugiado, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) está promovendo uma série de atividades com parceiros em Manaus a partir desta terça-feira (20).

As ações, que têm como tema “Esperança Longe de Casa”, visam promover a conscientização, a inclusão e o diálogo em relação aos processos de acolhimento e integração das pessoas refugiadas no estado.

A programação diversificada incluirá eventos em diversos bairros, como sessões de grafite, cinema, palestras em universidades e oficinas com jovens, mobilizados pela rede de parceiros da agência na cidade.

No Amazonas, o ACNUR conta com apoio do Governo do Estado, de secretarias de prefeituras municipais e outros diversos atores para assegurar proteção e o acesso a direitos para os refugiados.

A data é uma oportunidade de reforçar mensagens de solidariedade de toda a sociedade em prol da acolhida de pessoas refugiadas.

O principal relatório anual do ACNUR, Tendências Globais sobre Deslocamento Forçado 2022, constatou que até o final de 2022, o número de pessoas deslocadas por guerra, perseguição, violência e violações de direitos humanos atingiu o recorde de 108,4 milhões, um aumento de 19,1 milhões em relação ao ano anterior, o maior aumento já registrado.

Atividades nos bairros

Diversas atividades em parceria com instituições locais serão realizadas ao longo da semana, em diferentes bairros.

A partir desta terça-feira, um mural de arte e grafite com o tema “Esperança Longe de Casa” será elaborado no reservatório de água da Avenida Sávio Belota, na Rotatória do Núcleo 23, no Bairro Cidade Nova.

A ação é uma parceria do ACNUR com a concessionária Águas de Manaus e o artista amazonense Denis LDO, e retratará o espírito de solidariedade e inclusão das pessoas refugiadas nos diferentes bairros da cidade.

Ainda hoje, rodas de conversa com o tema “Direitos e deveres das pessoas refugiadas e migrantes” e ações de saúde serão realizadas no Abrigo do Coroado, Zona Leste da cidade. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS) e visa fortalecer a integração e o acolhimento da comunidade do abrigo. O evento é exclusivo para a comunidade abrigada.

Nos dias 22 e 29 de junho, oficinas de proteção de base comunitária com refugiados e migrantes venezuelanos e de outras nacionalidades serão realizadas nos bairros Cidade de Deus, São Raimundo e Compensa, em parceria com o Instituto Mana.

Os eventos serão gratuitos e os participantes mobilizados pelo instituto e comunidade refugiada nos diversos bairros, levando mensagens de proteção e contra a violência baseada em gênero (GBV).

Na quinta-feira (22), a Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), juntamente ao Observatório de Direito Socioambiental e Direitos Humanos na Amazônia (ODSDH/UFAM) e ao Grupo de Estudos Migratórios na Amazônia (GEMA/UFAM), apresentam o III Seminário de Antropologia e Direito: migrações e refúgio na cidade de Manaus. O evento é uma parceria com o ACNUR, e contará com a presença de professores e comunidade acadêmica.

Também no dia 22, um treinamento em direitos e proteção internacional para servidores do município de Presidente Figueiredo será realizado, com o objetivo de aprimorar e proporcionar atendimentos humanizados a pessoas refugiadas e migrantes no município, que fica nas margens da rodovia BR-174 (Manaus – Boa Vista). A ação é uma parceria do ACNUR com a SEJUSC e a prefeitura do município.

Na sexta (23), a Oficina de Criatividades CIEE celebrará a formatura de jovens refugiados e migrantes em capacitações para o desenvolvimento de habilidades interpessoais e conhecimentos sobre o mundo do trabalho para acesso a oportunidades de Jovem Aprendiz.

O encontro acontece a partir das 14h no Palacete Provincial, na Praça Heliodoro Balbi, S/N, no Centro. A ação é uma parceria do ACNUR com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), o Hermanitos e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC).

Na sexta-feira, uma Oficina de sensibilização para servidores municipais de Manaus sobre proteção internacional e acesso direitos será realizada no âmbito do Comitê Municipal de Políticas Públicas para Pessoas Refugiadas (COMPREMI). A ação terá a participação de agências da ONU, e liderança da Secretaria Municipal da Mulher, Assistente Social e Cidadania (Semasc).

E no sábado (24), a partir das 9h, a associação Acompañadas e a comunidade do bairro do Mauazinho realizarão uma Festa Junina com comidas, músicas e danças típicas venezuelanas e brasileiras, além de oferecer atendimentos de saúde e jogos para as crianças e adultos, a ser realizado na Av. Rio Negro, 158 no bairro do Mauazinho.

A programação completa do Dia Mundial do Refugiado no Brasil pode ser conferida no site do ACNUR Brasil.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *