
(Foto: Divulgação/PMAM)
Nas primeiras horas desta segunda-feira (4) uma aglomeração começou a se formar em frente à agência da Caixa Econômica Federal, localizada na Rua Flórida, Cidade Nova, Zona Norte de Manaus. Cerca de 300 pessoas se amontoavam à espera de atendimento – mesmo com as agências abrindo a partir de hoje em todo o país duas horas mais cedo ( das 8 horas às 14 horas ), a população se aglomerou em busca de atendimento. A mudança no horário, tem como objetivo reduzir as filas de atendimento das pessoas que vão em busca do auxílio emergencial do governo federal. Desde o dia 22 de abril, 1.102 agências já funcionam neste regime. No total, a CEF possui 4.169 agências, segundo relatório de sustentabilidade divulgado em 2019, com base em dados de 2018.A Caixa também está acrescentando mais de 2,8 mil vigilantes e 389 recepcionistas para reforçar a orientação e o atendimento ao público.

Até o momento, foi disponibilizado o auxílio emergencial para 50 milhões de cadastros, totalizando R$ 35,5 bilhões. A previsão é de que pelo menos 60 milhões de pessoas receberam o auxílio, segundo o presidente da CEF, Pedro Guimarães. A estimativa leva em conta 6 milhões de pessoas cujos cadastros ainda estão sendo analisados pela Dataprev e outras 12 milhões de pessoas que não tiveram o cadastro aceito por estarem inconclusivos – ou seja, sem alguma informação. Essas pessoas podem se recadastrar, o que não significa que serão aprovadas.
O presidente informou que no próximo sábado (9) deve abrir mais agências com intuito de evitar filas observadas neste sábado, quando foram abertas 902 agências no país para iniciar o pagamento da primeira parcela dos beneficiários nascidos em setembro ou outubro (ou aqueles que já poderiam ter recebido, nascidos nos meses anteriores). A intenção, segundo ele, é aumentar para entre 1,2 mil e 1,4 mil agências.
Canais Digitais – A prioridade ainda é manter o atendimento digital, por meio do cadastramento por app, site e a movimentação do benefício pelo “Caixa Tem” .A Caixa ressalta a importância de que só devem ir pessoalmente às agências os usuários que precisam realizar serviços essenciais ou os beneficiários que receberam o auxílio na Poupança Social Digital e querem receber o benefício em dinheiro.O banco orienta que aqueles que receberam o crédito por meio da “Poupança Digital Caixa” devem pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras, bem como fazer transferências para outros bancos por meio do aplicativo.


