
O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL/AM) visitou a Base Anzol, instalada no município de Tabatinga, extremo Oeste do Amazonas, tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. A Base Anzol fiscaliza embarcações no Rio Solimões, por meio da Policia Federal, em conjunto com policiais civis, militares e soldados do Exército.
Acompanhado dos vereadores Coronel Rosses e Capitão Carpê, o parlamentar destacou a importância da base no combate ao tráfico de drogas e o descaso do governo federal com a fiscalização na fronteira.
“Nós estamos aqui na fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru, uma área extremamente importante porque nós fazemos fronteira com os maiores produtores de drogas do mundo. Fizemos uma visita aqui na Base Anzol, uma base extremamente importante para dar continuidade a essa guerra do tráfico de drogas e sufocar o crime organizado”, disse.
O posto de fiscalização deve controlar tudo que entra pelo rio, vistoriando barcos, passageiros e bagagens. O objetivo é reprimir o tráfico internacional de drogas, contrabando, exploração ilegal de minérios e controlar o fluxo de estrangeiros no Brasil. Para o parlamentar é fundamental que o governo federal dê atenção ao trabalho dos policiais na Base Anzol.
“O sufocamento tem que ser aqui na fronteira. É revoltante ver que o atual governo federal não quer investir em diárias para deixar os policiais trabalhando na Base Anzol, fazendo o combate ao tráfico de drogas para que a droga não chegue com facilidade na cidade de Manaus, no restante do Brasil e no mundo. Que não chegue com facilidade nas escolas e nas nossas crianças”, declarou.
O deputado esclareceu que segurança pública nunca foi prioridade para o governo Lula, e como consequência disso o crime avança na tríplice fronteira, por isso a Base Anzol, é um ponto estratégico nessa guerra de combate, ao narcotráfico.
“A função desse combate é do governo federal, infelizmente esse governo tem cruzado os braços no investimento em segurança pública e principalmente no combate nas fronteiras. A Base Anzol é fundamental no combate ao tráfico. Vamos cobrar o governo federal para que possa ativar verdadeiramente essa base, que pague diária para os policiais, para que a gente possa trabalhar de maneira integrada e fazer um grande combate ao narcotráfico” afirmou Capitão Alberto Neto.