A região sul do Amazonas pode ter uma forte tempestade com ventos de até 100 km/h entre sexta-feira (17) e segunda-feira (20). A mudança drástica do clima, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ocorre devido às altas temperaturas que atinge parte dos estados brasileiros até amanhã.
De acordo com o órgão que monitora o clima no país, esse fenômeno é caracterizado pelas temperaturas com 5 °C acima da média por período acima dos cinco dias.
A alta temperatura, umidade na região Amazônica e transição de uma frente fria podem ocorrer simultaneamente, são as condições para chuva forte, ventania e raios.
O Inmet prevê para o norte na próxima segunda pancadas de chuva, acima dos 50 milímetros, no sul do Amazonas e no Acre. Para os demais estados, Rondônia, Pará e Tocantins terão precipitações menores. Nas demais áreas, o tempo seguirá seco.
Seca
Todos os 62 municípios do Amazonas entraram em estado de emergência devido à seca história que atinge o estado neste ano. A informação é da Defesa Civil Estadual e foi divulgada nesta quarta-feira (15).
De acordo com o órgão, mais de 600 mil pessoas estão sendo afetadas pela estiagem. O Amazonas vive uma grave crise ambiental.
Além da seca histórica, o estado vive em emergência ambiental devido às queimadas, 3,9 mil durante todo o mês de outubro, o pior dos últimos 25 anos. Com isso, uma onda de fumaça invadiu Manaus e colocou a qualidade do ar da cidade como um dos piores do mundo.