Portal Você Online

 Alta periculosidade: ‘Billy do Compaj’ é capturado em Manaus

 Jeanderson dos Anjos Nogueira, 33, amplamente conhecido no submundo do crime como ‘Billy do Compaj’, foi preso nesta segunda-feira (5) nas proximidades do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na capital amazonense.

Apontado como um elemento de alta periculosidade, ‘Billy’ foi condenado em maio a pena de 74 de prisão e Francisco Diego dos Anjos Albuquerque, irmão de ‘Billy’ foi condenado a 89 anos, quatro meses e 17 dias de prisão. Os irmãos foram condenados pelos crimes homicídio e tentativa de homicídio no dia 21 de novembro de 2012.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), os irmãos foram condenados pelos crimes homicídio qualificado (praticado por motivo torpe, mediante recurso que dificultou a defesa dos ofendidos e para assegurar a vantagem de outro crime) contra Marlondis Gomes Farias e Geovane Maciel da Silva; e tentativa de homicídio qualificado, com as mesmas qualificadoras contra Robert Farias Feitosa e Paulo Sérgio Nascimento Taveira.

A ação criminosa foi praticada no dia 21 de novembro de 2012, por volta de 22h30, na esquina da Rua 70 com a Rua 67, Conjunto Nova Cidade, zona norte de Manaus.

De acordo com o inquérito policial que serviu de base para a denúncia formulada pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), as vítimas e os acusados pertenciam a grupos rivais de comercialização e tráfico de drogas.

‘Billy’ possui um extenso histórico criminal. Atualmente, ele responde a pelo menos 10 processos judiciais, que abrangem crimes como homicídio qualificado, tráfico de drogas, roubo e furto e porte ilegal de arma de fogo. Sozinho, ele é ligado diretamente a pelo menos 18 homicídios motivados pela guerra do tráfico em Manaus. No entanto, os números são ainda mais alarmantes quando somados à atuação de seu irmão, Francisco Diego dos Anjos, o ‘Dieguinho’. Juntos, os irmãos são apontados como líderes de um grupo criminoso responsável por mais de 30 assassinatos registrados na capital. A dupla é descrita como o braço executor de uma facção que opera no estado.

Em 19 de julho de 2022, ‘Billy’ protagonizou uma fuga digna de roteiros de cinema na Fundação Hospital Adriano Jorge, localizada no bairro Cachoeirinha, zona sul da capital. Internado para um procedimento médico sob custódia, o criminoso aproveitou uma brecha na vigilância e utilizou a técnica da “teresa” (lençóis amarrados uns aos outros) para descer pela janela do andar onde estava e escapar da unidade hospitalar.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *