
Mais de 250 armas de fogo foram apreendidas pela Polícia Militar nos dois primeiros meses do ano, no Amazonas. De acordo com a polícia, o número representa um aumento de 93,2% na quantidade de armas retidas durante o período, em relação a 2023.
De acordo com os dados divulgados pela Polícia Militar, entre janeiro e fevereiro de 2024, foram 257 armas de fogo apreendidas pela polícia no estado. Nos mesmos meses, em 2023, 133 armas tinham sido apreendidas.
O aumento registrado em 2024 foi de 93,2% na quantidade de armas de fogo apreendidas no primeiro bimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Arsenal apreendido
A Companhia de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar do Amazonas, em operação conjunta com a Polícia Civil e agentes da Base Arpão apreenderam durante patrulhamento no Rio Solimões, próximo a cidade de Manacapuru – 80 km de Manaus -quatro fuzis, espingardas, pistolas e munições, além de uma lancha usada por grupo de ‘piratas’ da região. As apreensões fazem parte da Operação Protetor das Fronteiras e Dividas e ocorreu no último dia 16 de março em combate ao crime organizado. De acordo com os policiais, durante ronda, uma embarcação com as luzes apagadas estava navegando pelo rio e o piloto não obedeceu a ordem de parada dos agentes.
Em outra ação um arsenal com 36 armas, sendo 31 pistolas, quatro fuzis de calibre 5.56 e uma submetralhadora de calibre 40, foi apreendido no dia 2 de fevereiro, no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Manaus. Além da apreensão, também foram presas duas pessoas.