
Com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), a Associação Indígena Multietnias do Amazonas (Aimeam), em parceria com o Exército Brasileiro, Defensoria Pública da União (DPU) e Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), irão realizar um mutirão para emissão gratuita de documentos para a população indígena e público em geral. A ação será neste sábado (26), das 9h às 17h, no estacionamento da FEI, na avenida Torquato Tapajós, s/nº, Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus.
Além da emissão de documentos, inscrição e atendimento para Auxílio Emergencial e Bolsa Família, também serão ofertados atendimentos relativos aos principais previdenciários, como pensão por morte, auxílio-reclusão, benefício assistencial (BPC/Loas), benefício por incapacidade (auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez) e salário-maternidade.
A presidente da associação Aimeam, Nete Kokama, destaca os motivos e necessidades que a levaram a organizar a ação social. “A iniciativa partiu da necessidade dos associados da Aimeam de obter estes documentos, pois muitos não tinham sequer o registro civil. Notei que a situação deles estava precária.
O diretor-presidente da FEI, Edivaldo Munduruku, ressalta que
serão observados os protocolos de higiene e segurança para prevenção da Covid-19. “Pensando no bem-estar dos parentes e na prestação desses serviços que são necessários, garantindo assim esse direito da documentação básica ao cidadão e sobretudo com os cuidados sanitários, como o uso de máscaras e álcool em gel”.